ASSINE
search button

Pesquisa: crianças chinesas necessitam de mais horas de descanso

Compartilhar

Agência EFE

PEQUIM - crianças chinesas, que desde muito pequenas têm suas agendas completas com aulas e atividades extracurriculares, necessitam de mais horas de descanso e lazer, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal 'China Daily'.

Setenta por cento dos entrevistados se mostraram de acordo com a redução do número de horas de aula para que as crianças possam ter mais tempo de descanso e lazer.

Para Qi Zhenjun, diretor de uma escola primária da capital chinesa, o principal problema está no sistema que procura avaliar os estudantes apenas por suas conquistas acadêmicas.

Segundo Qi, será necessário muito tempo para mudar a mentalidade tradicional do povo, que ainda pensa que um bom diploma é o melhor caminho para um bom trabalho.

"Claro que quero que meu filho possa dormir mais, fazer exercícios e se divertir, mas, como diz o ditado popular, se der a seu filho uma infância feliz na China, ele será um adulto fracassado', assinalou uma professora de Pequim.

Nos fins de semana, o filho da professora vai à escola, tem aulas de matemática, inglês e chinês, além de aprender a tocar trompa.

Em 2005, uma enquete nacional revelou que 66% dos estudantes do ensino fundamental e 77% dos de ensino médio não dormiam o suficiente, o que levou algumas cidades a reduzir o número de horas de aula.