REUTERS
NASSAU - As cerimônias fúnebres para a polêmica modelo Anna Nicole Smith, que morreu no dia 8 de fevereiro aos 39 anos, finalmente tiveram início nesta sexta-feira nas Bahamas, depois de uma batalha de três semanas pelo corpo dela. O caixão de Smith foi levado até a Igreja de Mount Horeb, em Nassau, onde havia 300 convidados e mais 300 curiosos do lado de fora. O caixão, envolto por um tecido de cetim rosa com plumas e franjas, foi carregado por homens de ternos pretos e gravatas cor-de-rosa.
Os protagonistas da novela que envolveu a morte da modelo chegaram em limusines brancas, acompanhados por policiais em motos. O ex-namorado de Smith, Larry Birkhead, que entrou na Justiça para provar que é pai de Dannielynn, a filha de cinco meses da modelo, deu um aceno rápido para a multidão. Smith era viúva de um milionário e a filha é sua herdeira.
- Ela teve uma vida intrigante, isso é certo - disse Heather McCarthy, que estava de férias com a família em Nassau, e que resolveu ir à igreja porque sabia que seus amigos e familiares de Boston iam perguntar sobre a cerimônia.
- É uma piada. Não é um enterro, é um circo. As pessoas estão aplaudindo - disse Frank Ronne, um leiloeiro de Boston que também estava de férias nas Bahamas. - Se estivesse sol, seria na praia.
Apenas alguns repórteres tiveram permissão para entrar na igreja. Os convidados receberiam rosas cor-de-rosa e vermelhas para lembrar Smith e seu filho Daniel, que morreu aos 20 anos em setembro, nas Bahamas. Também receberam cartões em forma de coração para escrever recados e colocar no túmulo da modelo, afirmaram reportagens de TV. O cortejo de Smith, que partiu de Miami, foi seguido até o aeroporto por uma multidão de repórteres e por helicópteros de emissoras de TV. Ela seria enterrada mais tarde no Cemitério Lakeview, em Nassau, ao lado de Daniel.
O companheiro da modelo Howard K.Stern, que aparece na certidão de nascimento de Dannielynn como o pai, insistiu que Smith dizia querer ser enterrada ao lado do filho. A mãe dela, Virgie Arthur, queria que ela fosse enterrada no Texas, onde nasceu. Ainda não se sabe do que a modelo morreu. Mas o patrimônio dela pode chegar a valer milhões de dólares se o espólio vencer a batalha legal para herdar os bens do marido, o magnata do petróleo J. Howard Marshall, com quem ela se casou quando tinha 26 anos, e ele, 89.