Agência JB
RIO - Tecnomacumba, o quarto CD de Rita Ribeiro, acaba de sair do forno e tem show de lançamento neste sábado, na Fundição Progresso - Lapa, com participação especial do tambor de crioula 'As Três Marias' e pista de dança 'Sotaque Carregado' do DJ MAM.
O show estréia no Rio de Janeiro um dia depois da festa de Iemanjá e será o mote para uma dupla comemoração: o lançamento do CD e uma homenagem & rainha do mar. O palco se transformará numa embarcação azul e branca, com flores, bandeirinhas e oferendas à entidade.
Tecnomacumba, o CD, é fruto do show homônimo que por três anos encantou platéias pelo Brasil com sua fusão de música popular brasileira, batuques dos terreiros e beats eletrônicos. Já visto por mais de 70 mil pessoas, Tecnomacumba cai na estrada de novo, mas, dessa vez, renovado.
Com produção da própria Rita e de Israel Dantas e programações de Ramiro Musotto, Luiz Brasil, Jong e Pedro Mills, o CD Tecnomacumba tem distribuição da Biscoito Fino e traz um selecionado time de músicos (entre os quais o violinista Nicolas KrassiK, o percussionista Papete e o acordeonista Zé Américo Bastos). A maioria integra a Cavaleiros de Aruanda, banda que emoldura a voz e a interpreta! Æo de Rita Ribeiro nos shows.
Na Fundição Progresso, a cantora será acompanhada por Israel Dantas (guitarra e vocal), Alexandre Catatau (baixo e vocal), Carlos César (percussão) e Kim Pereira (bateria e programação eletrônica).
Tecnomacumba - tanto o disco quanto o show - é uma celebração ao componente negro e ameríndio da identidade nacional; uma ode ao que a música popular brasileira e a música eletrônica herdaram dos povos africanos e indígenas. Por meio de fusões, ora sutis ora expressas de MPB, de sons eletrônicos e pontos e rezas das religiões afro-brasileiras, Rita Ribeiro busca mostrar que o alicerce da MPB e da eletrônica é a musicalidade ancestral dos terreiros de candomblé, centros de umbanda, batuques e xangôs espalhados pelo país.
Rita Ribeiro apresenta no disco e no show um repertório exemplar nesse sentido: 'Domingo 23' (Jorge Benjor), Oração do Tempo e Iansã (ambas de Caetano Veloso), Coisa da Antiga (Wilson Moreira e Ney Lopes) e 'Rainha do Mar' (Dorival Caymmi), entre outras pérolas. Todas as canções interpretadas pela bela voz de Rita, que a coloca entre as mais talentosas cantoras de MPB surgidas nos últimos tempos - como atesta o comentário de Caetano Veloso.