Agência EFE
HAVANA - A escritora mineira Ana Maria Gonçalves foi uma das vencedoras da 48ª edição do concurso literário Casa de Las Américas, que anunciou sua lista de premiados hoje em Havana.
Gonçalves, com seu romance 'Um defeito de cor', venceu na categoria Literatura Brasileira. Segundo o júri, a obra se caracteriza por 'um grande poder de evocação e pela união orgânica das descrições de variados contextos históricos', numa narrativa que mostra a sociedade brasileira do século XIX.
A escritora argentina Susana Silvestre ganhou o prêmio de melhor romance com 'Mil e uma'. O júri elogiou a estrutura 'inteligente, complexa e lúdica' do livro, um desafio 'às tendências das grandes editoras'.
Na categoria de teatro, o vencedor foi o também argentino Rafael Spregelburd, com 'Heptalogia de Hieronymus Bosch: 6. A paranóia'. O prêmio de ensaio foi para o cubano Alberto Abreu, por 'Os jogos da escritura ou a escritura da História' e o de literatura testemunhal para a uruguaia Edda Fabbri, autora de 'Oblivion'.
Concorreram ao prêmio 417 obras de 18 países.