ASSINE
search button

'Volver' recebe 5 prêmios na festa da Academia do Cinema Europeu

Compartilhar

EFE

VARSÓVIA - O primeiro trabalho do diretor alemão Florian Henckel von Donnersmarck, "Das Leben der Anderen" (A Vida dos Outros), ganhou neste sábado o prêmio de melhor filme da Academia do Cinema Europeu, enquanto "Volver", do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, venceu em outras cinco categorias.

O filme alemão, cujo protagonista é um agente da Stasi (polícia secreta) em confronto com seu trabalho, e a comédia espanhola dividiram os principais prêmios da festa anual da Academia Européia, celebrada em Varsóvia.

"Volver", que concorria em seis categorias, conquistou os prêmios de melhor diretor, de melhor atriz, para Penélope Cruz, de melhor compositor, para Alberto Iglesias, de melhor câmera, para José Luis Alcaide, e da escolha do público.

Já o troféu de melhor ator ficou com o alemão Ulrich Muehe, protagonista de "Das Leben der Anderen", que também concorreu em seis categorias.

O filme alemão, que assim como "Volver" tinha o maior número de indicações, também recebeu o prêmio de melhor roteirista.

A festa anual da Academia Européia foi realizada pela primeira vez em uma cidade do leste europeu e homenageou o diretor franco-polonês Roman Polanski.