ASSINE
search button

Sambista Délcio Carvalho lança 'Profissão compositor' no Rio

Compartilhar

Agência JB

RIO - Delcio Carvalho, um dos mais importantes compositores do samba carioca, mostra seu novo disco 'Profissão Compositor' no Teatro Nelson Rodrigues, na quarta-feira da semana que vem, em show gratuito.

O álbum, só com músicas inéditas, é o quinto título do selo Olho do Tempo e, coincidentemente, o quinto do compositor. Nele, a profissão de Delcio é exercida na companhia de seus ilustres parceiros: Dona Ivone Lara, Ivor Lancelloti, Mário Lago Filho, Agenor de Oliveira, Lefê Almeida, Paulo César Feital, Wilson das Neves e os inesquecíveis Zé Kéti e Luizão Maia.

Dessas parcerias, a mais conhecida é com Dona Ivone Lara, imortalizada nos versos de "Sonho Meu" - até hoje seu maior sucesso - gravada por Maria Bethânia, Gal Costa e Clementina de Jesus. A dupla renderia outros clássicos do samba como "Alvorecer", "Acreditar", "Liberdade" e "Minha Verdade".

Com quatro discos lançados, Canto de um Povo (1980), Amar é Sofrer (1998), Afinal (1996) e o elogiado A Lua e o Conhaque (2000) - com convidados como Zeca Pagodinho e Zezé Gonzaga - Delcio também tem outros constantes parceiros: Elton Medeiros, Ivor Lancellotti, Toninho Nascimento e Noca da Portela.

Predomina no show as canções inéditas do CD, que revelam, além de um excelente cantor e letrista, um grande melodista nas canções "Vendedor de Ilusões" (com Mario Lago e Lefê de Almeida), "O samba Que eu não fiz" (João Ayres), e "Motim" (com Sergio Fonseca).

O espetáculo é também uma breve retrospectiva da carreira do artista. Delcio canta sucessos como "Sonho Meu", "Acreditar", "Alvorecer" (as três em parceria com Dona Ivone Lara), "Chuva de Vento" (com Marcos Paiva) e "Vendaval da Vida" (com Noca da Portela), muito bem acompanhado dos músicos: Marcelo Menezes (violão), Lenildo Gomes (bandolim), Peulinho e Pretinho (percussão), Humberto Araújo (sax) e Franklin (flauta).

O Teatro Nelson Rodrigues fica na Avenida Chile, 230, Anexo - Centro do Rio.