Maison du Brésil
Com oito brasileiros, exposição de fotografia artística é atração de galeria em construção do século XVIII, no coração de Paris
No interior de um antigo convento, com seus arcos de inspiração gótica, a cerca de 200 metros do Rio Sena, oito fotógrafos expõem seus trabalhos até o próximo domingo, dia 17, na segunda edição parisiense da mostra coletiva que enfoca a cena de artes fotográficas do Brasil. Se o advento da fotografia remonta a 1826, com o francês Joseph Nicéphore Niépce, a exposição "Meu Brasil" acontece em um local de ainda mais história. Construído em 1758, a partir do projeto de Jacques Hardouin-Mansart de Sagonne (1711-1778), o Cloitre des Billetes funcionou inicialmente como claustro da Ordem dos Carmelitas, católica, antes de ser passado à Igreja Luterana, em 1808, por ordem do então imperador Napoleão (1769-1821).
Atualmente, o casarão abriga concertos de música e exposições de artes, como a idealizada pelo fotógrafo Ricardo Esteves. Radicado na capital francesa, ele criou a exposição a partir de trabalhos de mentoria que passou a fazer com colegas, em plano de carreira, criação e identidade. "Quando você vê uma foto do Cartier-Bresson ou, para ficar mais próximo, do Evandro Teixeira, você já pensa 'olha, isso é dele'", afirma Esteves, que trabalhou no JB com Evandro, colaborando depois, por nove anos, com a agência de modelos Elite, e partindo para Paris em 2004, durante o Ano do Brasil na França, inicialmente acompanhar a mulher, franco-brasileira, que foi fazer um mestrado.
"Depois, comecei a fazer mestrado em literatura e arte. Foi aí que me tornei um fotógrafo-artista. Um dia, um fotógrafo amigo meu me perguntou 'Por que você não passa um pouco essa experiência para os artistas brasileiros?'. Daí, surgiu a mentoria e a exposição, visando a internacionalizar o trabalho deles", acrescenta Esteves, hoje também cidadão francês.
No espírito de ressaltar as identidades de cada artista, a exposição "Meu Brasil" reúne trabalhos bem diversos, de oito fotógrafos, que usam de imagens "puras" a sobreposições de camadas, passando pelo uso de filtros e outros recursos sobre os retratos.
