ASSINE
search button

Livro conta a história do Teatro dos 4

Divulgação -
A obra é de Daniel Schenker
Compartilhar

Por ocasião dos 40 anos do histórico Teatro dos 4, o jornalista, crítico e professor Daniel Schenker lança esta noite o livro que conta a história do palco da Gávea, no período de 1978 a 1993, quando a casa abrigou montagens históricas. Foram encenadas ali as peças “As lágrimas amargas de Petra Von Kant”, primeira montagem brasileira do texto de Fassbinder, com Fernanda Montenegro, Renata Sorrah e Juliana Carneiro da Cunha; “Papa Highirte”, de Oduvaldo Vianna Filho, recém-liberada pela censura e “Afinal uma mulher de negócios”, também de Fassbinder, com Renata Sorrah e Ney Latorraca.

Também foram montados ali “Rei Lear”, que marcou os 60 anos de Sergio Britto; “Quatro vezes Beckett”, com Ítalo Rossi, Rubens Corrêa e Sergio Britto; “Sábado, domingo e segunda”, de Eduardo de Filippo, que rendeu montagem de sucesso assinada por José Wilker, “A cerimônia do adeus”, de Mauro Rasi, entre outras.

Macaque in the trees
A obra é de Daniel Schenker (Foto: Divulgação)

Schenker, que também integra os júris da APTR e Cesgranrio, pesquisou durante cinco anos para escrever sobre esta época do teatro, que surgiu investindo em textos conceituados e interpretados por importantes profissionais, a exemplo de Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Cleyde Yáconis, Yara Amaral, Ary Fontoura, Ítalo Rossi, Paulo Gracindo, Henriqueta Brieba, entre outros.

“Escolhi a história do Teatro dos 4 como objeto de estudo do meu doutorado tanto por remeter ao início da minha vivência como espectador – quando, em meados dos anos 1980, me deparei com os refinados espetáculos produzidos por Sergio Britto, Mimina Roveda e Paulo Mamede – quanto pela percepção de que representou um teatro de mercado que praticamente deixou de existir devido ao agravamento da situação econômica.” O texto de orelha é da historiadora e crítica teatral Tania Brandão.

-------------

SERVIÇO

“Teatro dos 4 – A cerimônia do adeus do teatro moderno” .Ed. 7Letras, 416 pg, R$65. Lançamento hoje, a partir das 19h, no teatro (R. Marquês de São Vicente, 52/2ºpiso)