Jornal do Brasil

Cultura

Juva Batella, ex Ideias do JB, leva Escrita Criativa ao Instituto Estação das Letras

Aulas de poesia, conto e roteiro também têm vez na Casa

Jornal do Brasil

O ex-colaborador do Caderno Ideias do Jornal do Brasil Juva Batella, escritor e professor, vai conduzir o curso "Texto puxa texto: Escrita Criativa – O vasto mundo da Escrita", de 13 de setembro a 1° de novembro, sempre às quintas-feiras, das 18h45 às 20h45, no Instituto Estação das Letras.

As aulas têm prometem fornecer ferramentas práticas e teóricas para uma escrita criativa, com um panorama dos diversos tipos de escrita: os gêneros do discurso (romance, conto, crônica e novela, e ramificações nas literaturas infantil e juvenil), além das aparições em exemplos clássicos e contemporâneos.

Em setembro, ainda marcam presença no Instituto outros nomes que são referência na literatura nacional, entre eles, Claudia Lage (Conto e Roteiro para TV); Ramon Mello (Poesia); e Silvia Carvão (Escrita Criativa). Cursos técnicos de formação e atualização também estão na agenda. Os que começam este mês ficam por conta da especialista em Ensino de Língua Portuguesa, mestre em Comunicação Social e doutora em Letras Ana Leticia Leal e sua Oficina de Redação para o Enem, e a doutora em Educação pela Universidade do Sul da Califórnia Elizabeth Columa conduz as aulas de Conversão em Inglês através da Literatura.

Todos estão com inscrições abertas pelo estacaodasletras@estacaodasletras.com.br. O IEL fica na R. Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (21) 3237-3947.

O IEL e a Estação das Letras

O Instituto é um desdobramento da história da Estação das Letras e seus mais de quatro mil eventos, cursos e oficinas realizados ao longo de mais de duas décadas de atuação, com programações culturais e oficinas de criação literária em gêneros diversos bem como formação de mão de obra para o mercado editorial.

O IEL funciona com um colegiado de alunos, professores e escritores e tem a finalidade de ampliar projetos que já existiram, como Rodas de Leitura; Caravana de Escritores; Estação Pensamento e Arte, além de implantar ações para promover o desenvolvimento artístico e educacional com o apoio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura sempre disseminando a leitura e a escrita.



Recomendadas para você