Aba ‘última chance’ do HBO Max esconde clássicos do cinema difíceis de se achar nos streamings

...

Foto: JB
Credit...Foto: JB

Certa vez, fiz uma coluna aqui selecionando filmes pouco vistos, ou difíceis de se encontrar, que estavam na aba ‘última chance’ do HBO Max. Muitos deles sequer lançados nos cinemas aqui e encontrados apenas nas videolocadoras. Pois na última olhada que dei lá na aba, encontrei uma série de filmes clássicos que não se acham em qualquer streaming. E são imperdíveis!

1- ‘Um bonde chamado Desejo’ (‘A streetcar named Desire’, que, na época, saiu aqui como ‘Uma rua chamada pecado’). Dirigido por Elia Kazan (com roteiro adaptado de Tennessee Williams) e lançado em 1951, foi o responsável por elevar o nome de Marlon Brando ao estrelato. Brando faz Stanley Kowalski, um cara bruto que perturba (moral e sexualmente) a cunhada, Blanche Dubois (Vivien Leigh), que vai morar temporariamente na casa da irmã, Stella (Kim Hunter), casada com Stanley, em Nova Orleans. É daqueles filmes que estão na lista dos obrigatórios. Drama de alta qualidade. Ganhou quatro Oscars, dos 12 (!) a que concorreu, incluindo atriz (Leigh) e atores coadjuvantes. Curiosamente, Brando, Kazan e o filme não levaram as estatuetas!

 

Macaque in the trees
O imperdível 'Um bonde chamado Desejo' está na aba 'última chance', do HBO Max, e traz uma das melhores interpretações de Marlon Brando (Foto: Foto: acervo)

 

2- ‘Juventude transviada’ (‘Rebel without a case’), de Nicholas Ray, de 1955, estrelado por James Dean, é outro filme que elevou seu astro a lenda. Aqui, Dean (que morreu antes do lançamento) faz o atormentado Jim Stark, que após se mudar de cidade conhece Judy (Natalie Wood) e Plato (Sal Mineo), com os quais vive uma relação mista, formando uma espécie de ‘família’, coisa que nenhum deles tem, de fato. É o filme que lançou o visual rock/rebelde (junto com ‘O Selvagem’, do Marlon Brando), com Dean e Brando se tornando as figuras-marco da rebeldia dos anos 50 (complementado pela música, visual e requebros de Elvis Presley). Indicado a três Oscars (roteiro e atores coadjuvantes), não levou nenhum. Mas tanto faz.

3-‘Rastros de ódio’ (‘The searchers’). Considerado um dos melhores westerns nas carreiras do diretor John Ford e do ator símbolo do gênero, John Wayne, ‘The searchers’ mostrou, como nunca antes, os cenários do Monument Valley (onde Ford filmou vários de seus westerns) no grandioso processo VistaVision, criado para concorrer com o CinemaScope, que inaugurou a era dos grandes filmes para serem vistos em grandes telas. Na trama, Wayne faz o confederado Ethan Edwards, que teve sua família massacrada pelos Comanches e parte em busca de vingança. Até quem não curte western vai gostar deste.

4-‘King Kong’, o original, de 1933, continua impressionante, com sua técnica de animação em stop-motion (bonecos animados a cada movimento, um trabalho insano!) e sua trama, que envolve um macaco gigante apaixonado por uma loura, que é levado da selva para Nova York para ser explorado como atração da Broadway. Mesmo refilmado, no capricho, por Peter Jackson, o original continua imbatível. Outro filme obrigatório.

5/6- Programa duplo Frank Capra: ‘Aconteceu naquela noite’ (‘It happened one night’) e ‘Do mundo nada se leva’ (‘You can´t take it with you’). O primeiro (1934) é uma comédia ligeira, estrelada por Clark Gable e Claudette Colbert. Na trama, herdeira mimada (Colbert) foge de casa e, no caminho, é ajudada por um cara (Gable) que, na verdade, é um jornalista em busca de uma boa história. O personagem de Gable inspirou grande parte da personalidade do coelho Pernalonga. E o filme foi o primeiro a levar os cinco Oscars principais (filme, direção, atores, roteiro e atores principais); o outro Capra, ‘Do mundo nada se leva’ (1938), é um dos melhores romances já levados à tela. Junta os astros da época James Stewart e Jean Arthur numa trama de amor e luta de classes. Tudo com aquele toque mágico do diretor, que sempre nos faz chorar no final.

Então, corram, que eles saem do catálogo em breve!

 

STREAMINGS+

*O Disney+ anunciou que o longa “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, da Marvel Studios, começará a ser exibido exclusivamente no streaming, a partir de 22 de junho.

*A plataforma ViX traz seleção de filmes para comemorar o Dia dos Namorados. São 11 produções de sucesso que podem ser acessados de graça, sem a necessidade de criar uma conta/login. Basta baixar o app no seu dispositivo favorito, escolher o título e apertar o play!

*Inédito no Brasil, o filme ‘Palm Springs’ chegou aqui através do streaming Star+. Estrelado por Andy Samberg ‘(‘Brooklyn Nine-Nine’) e Cristin Milioti (‘Made for Love’), é uma comédia romântica com doses de ficção científica, já que conta a história de duas pessoas presas em um loop temporal, que se conhecem num casamento chato.

*A Alpha Filmes lançou no YouTube o Canal Eba!, um novo streaming que, semanalmente, traz diversos filmes totalmente gratuitos. O canal tem várias produções de todos os gêneros (comédias, dramas, aventuras, policial, terror). Entre os filmes do catálogo estão "Nós ou Nada em Paris", “De Encontro com a Vida”, "Melhores Amigos", "O Amor é Estranho", "Um Fim de Semana em Paris", "Pecados Antigos, Longas Sombras", "O Que os Homens Falam", "Tarde Demais", "Um Reencontro", "Um Sonho na Índia", entre muitos outros.

*A terceira temporada da série “For All Mankind” estreia nesta sexta, 10 de junho, na Apple TV+. Criada pelo ganhador do Emmy Ronald D. Moore, Matt Wolpert e Ben Nedivi, a série é vencedora do Primetime Emmy na categoria Inovação excepcional em programação interativa, e também do Saturn Award, entregue pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, como Melhor Série-TV de Fantasia.

*A Pluto TV, serviço de streaming gratuito, lança neste mês seis novos canais. Chegam à plataforma os canais: Pluto TV Orgulho LGBTQIA+ (canal 153) e Pluto TV Namorados (canal 61), além dos canais exclusivos das séries: Bob Esponja Calça-Quadrada (canal 726), Death Note (canal 332), Plantão Noturno (canal 103) e também o canal da franquia MTV Shore (Canal 162). Todos já disponíveis.

*Em junho, a Tastemade (disponível em diversas plataformas) estreia ‘Cozinha de Lili’, no dia 19 de junho. O programa, gravado em Salvador, será apresentado pela chef Lili Almeida que trará receitas baianas deliciosas com muita história e lindas paisagens.


#tastemade #plutotv #appletv+ #vix #disney+ #star+ #marvel #hbomax

Redes sociais: @tomleao



Tom Leão
O imperdível 'Um bonde chamado Desejo' está na aba 'última chance', do HBO Max, e traz uma das melhores interpretações de Marlon Brando


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais