Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

Filmes clássicos são difíceis de se encontrar no streaming. Mas, procurando, se acha

...

Publicado em 13/05/2022 às 10:29

Tom Leão Foto: JB

A chegada de plataformas de streaming de grandes marcas cinematográficas, como HBO Max (do grupo Warner), Star+ (que tem o catálogo da extinta Fox), Paramount+ (óbvio), e a compra de parte do acervo da MGM pela Amazon (para uso em seu Prime Video), nos fez imaginar que seria mais fácil encontrar filmes clássicos nestes meios. Ledo engano. Os filmes produzidos antes de 1990 ainda são bastante raros nestas plataformas.

O que temos, até agora, no Prime Video, vindo do acervo da MGM, por exemplo, é o derrame da série James Bond (o Agente 007) e dos filmes do Inspetor Clouseau (já comentado aqui) que fazem parte, na verdade, do espólio da United Artists, que foi adquirida pela MGM. Também fazem parte deste pacote da UA, todos os filmes Rocky (o boxeador feito por Sylvester Stallone), até os novos. Mas, bem ou mal, já estão lá. Os filmes mais marcantes da MGM (como os musicais, por exemplo), pertencem à Warner.

 

Macaque in the trees
''Os homens preferem as louras', uma das comédias mais famosas de Marilyn Monroe, é um dos filmes do acervo da Fox, que pode ser visto no Star+ (Foto: divulgação)

 

No HBO Max, na aba Marcas/Warner Bros., estão os clássicos do importante estúdio. Embora parcos (nos EUA, por exemplo, estão na aba TCM, e são muitos), como os quintessenciais film noir ‘O Falcão Maltês’ (também conhecido aqui como ‘Relíquia Macabra’) e ‘Casablanca’ (ambos com Humphrey Bogart); ‘Laranja Mecânica’ e ‘Barry Lyndon’ (do genial Stanley Kubrick); ‘Disque M para matar’ e ‘Intriga Internacional’ (do mestre do suspense Alfred Hitchcock); ‘Bullitt’ e ‘Os implacáveis’ (com o mais cool dos astros dos filmes de ação, Steve McQueen); e ‘Vidas amargas’ (‘East of eden’, de Elia Kazan, com o ídolo cult James Dean), estão disponíveis. Recentemente, saiu do catálogo, infelizmente, o magistral western ‘Meu ódio será sua herança’, de Sam Peckinpah. Este deveria ficar fixo no catálogo.

O Canal linear (cabo e satélite) TCM - que também pode exibir os filmes citados do HBO Max, porque faz parte do mesmo conglomerado -, enfim, voltou às origens. E, honrando seu nome, Turner Classic Movies, voltou a exibir clássicos de Hollywood, em vez de séries e filmes recentes, nada a ver com a proposta original. Ele foi montado por Ted Turner, quando este comprou, em 1985, o acervo mais antigo da MGM (o que tem os clássicos ‘Cantando na Chuva’, ‘O mágico de Oz’ e ‘...E o vento levou’, por exemplo; que estão disponíveis no HBO Max) e precisava de um canal para exibi-los. Assim é possível esbarrar com um ‘Gata em teto de zinco quente’ aqui, um ‘Robin Hood’ (o primeiro, com Errol Flynn) ali, e algum Capra acolá (muitos, em preto e branco). Ainda que dublados, há a opção SAP, para ouvir no áudio original. Pena que a imagem do canal por aqui é muito ruim, parecendo as de um VHS antigo (no exterior, é transmitido em HD).

Só mais recentemente, o Star+ começou a mostrar filmes da extinta Fox (agora 20th Century Studios) em seu catálogo. Entre os quais: ‘Os homens preferem as louras’ (1953) e ‘O pecado mora ao lado’ (‘The seven year itch’, 1955, de Billy Wilder), ambos com Marilyn Monroe; e ‘Love me tender’ (1956), um dos primeiros filmes de Elvis Presley. Mas, lá, pode-se encontrar, por exemplo, toda a série de filmes ‘Planeta dos Macacos’, desde os cinco títulos originais (produzidos do final dos anos 1960 até meados dos anos 1970), passando pela malfadada versão de Tim Burton (2001), e os remakes recentes de Matt Reeves (três). Ainda é muito pouco para um estúdio que tem toneladas de filmes importantes. Mas o épico ‘Cleópatra’, com Liz Taylor, está lá.

Curiosamente, o Paramount+ não tem (ainda) absolutamente quase nada de seu importante acervo no catálogo, fora os filmes da trilogia ‘O Poderoso Chefão’, que foram relançados remasterizados, recentemente (vide coluna anterior). Filmes que marcaram época para o estúdio, como ‘O bebê de Rosemary’ e ‘Chinatown’ (ambos de Roman Polanski), o magnifico ‘A conversação’ (de Coppola) e o thriller ‘A trama’ (‘The parallax view’) estão no Prime Video. Certamente por questões contratuais. Aguardemos que, um dia, o Paramount+ traga de volta ao Brasil a influente série ‘The Twilight Zone’ original, dos quais a CBS-Viacom (dona da Paramount) detém os direitos.

 

STREAMINGS+

*A Pluto TV, principal serviço de streaming de televisão gratuito do país, lançou neste mês de maio o canal internacional de notícias CBS News (canal 201), com transmissão ao vivo. Também chegaram à plataforma os canais: Pluto TV Geek & Tech (canal 345) e Pluto TV Novelas (canal 124), além dos canais exclusivos das séries: MTV Teen Mom (canal 161) e Os Três Patetas (canal 108). Este último está de volta, pois tinha na chegada da Pluto TV aqui. Todos já estão disponíveis.

*A Sky, operadora de TV paga via satélite, anuncia a abertura do sinal de três canais em diferentes períodos do mês de maio. Os clientes pós e pré-pagos com recarga ativa poderão aproveitar a programação dos canais Lifetime, Discovery Home & Health e ESPN 2 tanto na Sky quanto na DirecTV GO, plataforma parceira que une streaming e canais ao vivo..

 

Macaque in the trees
'Os Três Patetas' voltaram a ter um canal só para eles, no line-up da Pluto TV (Foto: reprodução)

 

*O Telecine oferece uma promoção em parceria com as operadoras de TV por assinatura Claro, Oi, Sky, Desktop, SATtv, TVAC e VerTV, e nos serviços de streaming por assinatura Claro box tv e DirecTV GO: a rede oferece desconto de 50% durante os primeiros quatro meses de adesão. A ação também vale para assinatura Telecine através do Globoplay.

*O documentário "Ziraldo - Era Uma Vez Um Menino" está em cartaz no canal Curta! O longa também pode ser visto, gratuitamente, durante 30 dias no Curta!On (http://curtaon.com.br/), bastando inserir o cupom ZIRALDO.

*O primeiro longa-metragem original Paramount+, produzido no Brasil, ‘Vai dar nada’, tem estreia confirmada para dia 18 de maio, com exclusividade na plataforma de streaming. É uma comédia escrita por Guel Arraes e Jorge Furtado, dirigida por Furtado.

#hbomax #star+ #paramount+ #primevideo #classics #tcm

_______

Redes sociais: @tomleao

Tags: