‘Señorita 89’: o sombrio submundo dos concursos de miss no México dos anos 1980

...

...
Credit......

A produção mexicana ‘Señorita 89’, produzida pelos irmãos vencedores do Oscar, Pablo Larraín (diretor de ‘Spencer’) e Juan de Dios Larraín, estreou domingo passado na Starzplay, plataforma de streaming da Starz (não confundir com Star+). Estrelada por Ilse Salas, Ximena Romo e Bárbara López, a série de oito episódios é um thriller dramático de Lucia Puenzo (“La Jauria”) ambientado no México dos anos 1980.

A trama segue Concepción (Ilse Salas), a matriarca do mais importante concurso de beleza do país, que, junto com uma equipe de maquiadores, treinadores e até cirurgiões, recebe as 32 finalistas em sua propriedade La Encantada. Lá, as competidoras passarão por um treinamento árduo de três meses até chegarem ao concurso de Miss México. A verdade é que, por baixo das aparências, das roupas e da maquiagem, há um mundo sombrio e, no final, as competidoras irão se ajudar umas às outras e unir forças para sair do concurso vivas.

 

Macaque in the trees
'Señorita 89', série exclusiva do Starzplay, dirigida pelos irmãos Larraín, mostra o submundo dos concursos de misses no México nos anos 1980 (Foto: divulgação)

 

Assisti aos dois primeiros episódios de ‘Señorita 89’, e percebi um clima quase de filme de terror permeando-os. Quem conduz a série é Elena (Ximena Romo), uma universitária que se oferece para ser professora de cultura geral das misses, para conhece-las de perto e escrever uma tese sobre o assunto.

Mas ela acaba descobrindo coisas bem mais estranhas do que esperaria num ambiente aparentemente fútil e artificial. Alguns, como o abuso sexual de algumas mulheres por gente graúda (políticos, geralmente) já eram esperados. Há também o consumo velado de drogas entre algumas delas (o episódio piloto começa com uma destas morrendo ao cair drogada de uma sacada, daí voltamos no tempo).

Ximena vai conhecendo, uma a uma, as 32 competidoras e descobrindo seus sonhos, desejos, e que algumas delas fariam qualquer coisa pela coroa (tanto por necessidade, muitas são muito pobres; quanto por ambição). Por trás daquele aparente conto de fadas há muita dor e sofrimento. Além da inerente exploração masculina, sempre presente.

 

STREAMINGS+

*A Apple TV+ estreará em 18 de março, ‘We Crashed’, com os três primeiros episódios. A série, estrelada por Jared Leto e Anne Hathaway, é baseada no popular podcast ‘WeCrashed: The Rise and Fall of WeWork’, de Lee Eisenberg e Drew Crevello.

*O Star+ anunciou que a sexta temporada de ‘Outlander’ estreia na plataforma de streaming em 9 de março, com um episódio por semana. Na nova temporada, Claire (Caitriona Balfe) e Jamie (Sam Heughan) continuam a lutar na América colonial para manter a paz e prosperar numa sociedade que, involuntariamente, marcha em direção à revolução.

 

Macaque in the trees
'Outlander': a cultuada série, está de volta, na próxima semana, no Star+ (Foto: divulgação)

 

*O Prime Video anunciou que o filme ‘Turma da Mônica; Lições’ chega ao serviço de streaming em 11 de março, com exclusividade, após o sucesso do lançamento nos cinemas.

*A Netflix anunciou mais uma produção nacional: a série de comédia ‘O Cangaceiro do Futuro’. As gravações ocorreram no município de Quixadá, no Ceará, e terminaram em São Paulo; previsão de estreia para o segundo semestre deste ano.

*O Paramount+ irá lançar a série ‘The Man who Fell the Earth’ em 25 de abril. A produção, estrelada por Chiwetel Ejiofor e Naomie Harris, é inspirada no romance homônimo de Walter Tevis, e no filme de Nicolas Roeg com David Bowie.

*O Prime Video anunciou a data de estreia da série brasileira ‘Sentença’, que conta a história de Heloísa, advogada criminalista que não mede esforços para assegurar a todos o direito à defesa e à justiça. A produção, que tem seis episódios de 45 minutos cada, será lançada em 15 de abril de 2022.

*O canal digital Tastemade acaba de estrear a série ‘Minipapos’, versão brasileira do programa americano ‘Tiny Talks’, que reúne personalidades para entrevistas, nas quais os convidados devem reproduzir uma receita da minicozinha da Tastemade. Serão 18 episódios. O programa será exibido às terças-feiras, sempre às 9h, no canal de TV Tastemade, disponível na Samsung TV Plus (2086), Pluto TV (556) e LG Channels (406).

Redes sociais: @tomleao



'Señorita 89', série exclusiva do Starzplay, dirigida pelos irmãos Larraín, mostra o submundo dos concursos de misses no México nos anos 1980
'Outlander': a cultuada série, está de volta, na próxima semana, no Star+
...


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais