‘Girlfriend Experience’: da neta de Elvis Presley a uma ‘brasileira’ protagonista

.

...
Credit......

Elvis Presley, o chamado ‘Rei do Rock’, não deixou herdeiros musicais. Teve apenas uma filha que não lhe seguiu os passos e requebros. Mas sua filha teve netos: um menino e uma menina. E, embora o menino fosse muito parecido com o avô, não entrou para a carreira musical. E se suicidou (!) recentemente. Contudo, a menina vem trilhando uma bela carreira como atriz. Seu nome é (Danielle) Riley Keough.

Macaque in the trees
Riley Keough (Foto: Divulgação)

Depois de alguns filmes na senda indie, e também no cinema mainstream (como os cultuados ‘American Honey’ e ‘Mad Max: estrada da fúria’), Riley foi a protagonista da primeira fase da série de TV baseada no filme de Steven Soderbergh, de 2009, ‘The Girlfriend Experience’. Na série original do canal Starz (13 capítulos), ela faz Christine, moça fria e ambiciosa - que estuda direito em Chicago - e faz estágio numa grande firma de advocacia. Através de uma amiga de faculdade, descobre o fascinante mundo das acompanhantes de luxo, que rende muito dinheiro rapidamente. E algum prazer também.

Keough foi um dos trunfos para que a série desse certo (tanto que foi indicada ao Globo de Ouro de atriz por ela) e rendesse mais temporadas. Sua entrega ao papel é total (tanto dramaticamente, quanto nas quase explícitas cenas de sexo que protagoniza). A segunda temporada (14 episódios) conta com novas personagens, porque a série é do tipo antologia: muda a trama/atores a cada temporada. A sequência é dividida em duas narrativas: a primeira, com a dupla Erica (Anna Friel) & Anna (uma tenta infiltrar a outra no meio político de Washington). A segunda traz Bria, uma ex-girlfriend que está no Programa de Proteção à Testemunha.

E a terceira temporada, que estreou no começo deste mês, aqui e nos Estados Unidos (um capítulo inédito, toda semana, no Starzplay), traz um atrativo extra: a protagonista da nova série, Julia Goldani Telles, é uma jovem americana, filha de mãe brasileira e pai mexicano, nascida em Los Angeles, que passou parte da infância no Brasil, no Rio de Janeiro. Depois, ao voltar para os EUA, foi viver em Nova York, onde seguiu carreira de bailarina profissional.

Agora, na nova etapa de ‘The Girlfriend Experience’ (passada em Londres, no mundo da tecnologia), Julia vive Íris, uma neurocientista que planeja fundir o prazer dos encontros sexuais com a alta tecnologia das relações virtuais (inteligência artificial). Tudo o que ela aprende no sexo real leva para o seu trabalho numa startup de A.I. Contudo, pelo visto nos dois primeiros capítulos, o texto excessivamente técnico torna a narrativa entediante e algo fria. Julia Telles se esforça. Mas não consegue prender a nossa atenção, como Riley Keough. Vamos ver se a coisa esquenta nos próximos episódios. Serão 13, no total.

Macaque in the trees
The Girlfriend Experience é passada em Londres, no mundo da tecnologia (Foto: Divulgação)


STREAMINGS

*Para felicidade dos fãs, haverá um segundo filme com os personagens da aclamada série inglesa ‘Downton Abbey’ (está no catálogo do Prime Video, menos o filme). O criador da série, Julian Fellowes, já está trabalhando no roteiro. O filme será dirigido por Simon Curtis e tem estreia prevista para dezembro.

*‘Paisagens rítmicas’ aborda a trajetória do músico gaúcho Julio Falavigna em sua busca pela harmonia entre ritmo e alma. O documentário apresenta o baterista/precussionista Falavigna, acompanhado de parceiros musicais e de vida. O filme foi dirigido por Le Daros e tem o lançamento digital pela O2 Filmes nas plataformas Google, Looke, Now, Vivo e YouTube.

Macaque in the trees
Paisagens Ritmicas foi dirigido por Le Daros (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
Roda Cultural do Marcelo D2 no canal dele na internet (Foto: Divulgação)

*Marcelo D2 está realizando a Roda Cultural, um festival virtual entre os dias 14 e 23 de maio, que transmitirá ao vivo a produção do Volume 2 do álbum ‘Assim tocam os MEUS TAMBORES’. As transmissões diárias serão realizadas partir das 14h, no canal de Marcelo D2 na Twitch. 

*Robert Downey Jr sai do universo Marvel (onde fez o inesquecível Tony Stark/Homem de Ferro) e vai protagonizar ‘Sweet tooth’, nova série original da Netflix, baseada em quadrinhos de Jeff Lemire publicados pela DC. Ainda sem data de lançamento.



...
Riley Keough
The Girlfriend Experience é passada em Londres, no mundo da tecnologia
Paisagens Ritmicas foi dirigido por Le Daros
Roda Cultural do Marcelo D2 no canal dele na internet