'Lupin', um ladrão carismático

.

...
Credit......

A melhor série dos últimos tempos da semana passada no Netflix foi ‘Lupin’. Antes dela, era ‘Bridgerton’. E antes desta, ‘Rainha do gambito’. E assim por diante. Mas o que fez de ‘Lupin’ um sucesso capaz de rivalizar ou suplantar alguma das mais badaladas produções recentes do Netflix, como ‘La casa de papel’, por exemplo? O imenso (mesmo) carisma de Omar Sy (de ‘Intocáveis’), que, por si só (sem trocadilho), leva a coisa toda nas costas com sua simpatia.

Mas o que ele tem a ver com o famoso ladrão de casaca francês, criado por Maurice Leblanc, no começo do século passado? Tudo e nada. Nada, porque Assane Dip (Sy) não é nenhum descendente do galante ladrão. E nem usa cartola, monóculo e casaca, como o original. Tudo porque ele usa dos métodos do Lupin original (como disfarces e ilusões) para vingar a morte do pai, um imigrante senegalês acusado injustamente do roubo de joia muito valiosa, por parte de seu empregador, o ricaço Hubert Pellegrini. Assim, Assane vai usando os truques de Lupin ‘por cima dos ombros’, como diz o subtítulo original em francês.

Macaque in the trees
Invincible vai estrear no Prime Video. Leia em Rugidos (Foto: Foto: divulgação)

Contudo, até agora, o que temos na verdade é só a metade da aventura. Apenas cinco episódios, que formam a parte 1. Alguns deles, dirigidos por um bamba dos filmes de ação modernos, Louis Leterrier (da série ‘Carga explosiva’, com Jason Statham). Netflix avisou que a segunda metade virá ainda este ano.
Nesta primeira parte, vemos a reaparição da joia, supostamente roubada, após 25 anos. E Lupin engendra engenhoso golpe para roubá-la, em pleno Louvre (a série se passa em Paris). Depois ele descobre que não basta apenas isso para vingar seu pai. O buraco é beeem mais embaixo. Assim ele precisa armar mais alguns truques e golpes para chegar até a verdade.

Lupin é um tipo bastante apreciado na cultura francesa (e também nipônica, já teve série de animes de sucesso). Tanto que, nos anos 1960, surgiu uma série cinematográfica que copiava um pouco do seu estilo, com o ladrão Fantômas, um esperto mestre do crime que ludibria a lei e subtrai dos poderosos. O galante ladrão de joias de ‘Ladrão de casaca’, de Hitchcock, também faz parte desse imaginário. O Lupin atual tem bastante destes. Que, mais dia, menos dia, é capaz de ter algum remake.

R.U.G.I.D.O.S
Vem aí mais um serviço de streaming, o Paramount+, que, por enquanto, é apenas uma aba nos canais Amazon. O Paramount+ vai absorver o conteúdo do CBS All Access, nos EUA, e estrear no mercado americano dia 4 de março. Não há data de estreia ainda para o Brasil. Mas será ainda este ano.

* A primeira temporada de ‘Invincible’, nova série de animação de Robert Kirkman, estreia na sexta-feira, 26 de março de 2021, no Prime Video. O anúncio foi feito por Kirkman em uma live. Durante a transmissão ao vivo, os fãs assistiram a um clipe da série. Kirkman anunciou também que uma versão live action de ‘Invincible’ também já está em produção.

* O documentário “Ressaca”, dirigido por Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, estreou nas plataformas de streaming NetNow, Oi Play e Vivo Play. É uma coprodução entre Brasil e França. Recentemente, conquistou o Emmy Internacional 2020. O longa acompanha o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, quando os salários são suspensos.

* A 19ª edição do Festival Ziriguidum em Casa acontece no sábado, dia 30/01, e será um especial com novos compositores. No canal de Ziriguidum no Youtube.



...
Invincible vai estrear no Prime Video. Leia em Rugidos