Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Corte calorias comendo lentamente

Publicado em 27/05/2024 às 11:20

Alterado em 27/05/2024 às 11:20

Por anos, as mães têm orientado as crianças a mastigar mais os seus alimentos.

Com certeza isso traz inúmeros benefícios não só para as crianças, mas para os adultos também.

Por exemplo, mastigar o alimento o dobro do tempo que normalmente você levaria ajuda a controlar a quantidade que ingere, o que naturalmente diminui o consumo calórico.

Veja outros benefícios:

Absorve mais nutrientes e energia dos alimentos
Conforme mastigamos os alimentos, você os quebra em partículas menores, mais facilmente digeridas.
Quanto mais se mastiga, menos é perdido e mais é assimilado pelo corpo.

Ajuda a manter o peso
Quanto mais você mastiga, mais tempo vai demorar para terminar a refeição, e com isso come-se menos. Como resultado, pode-se até perder peso.
Demora cerca de 20 minutos para o seu cérebro receber o sinal de que seu estômago está cheio.

O alimento fica mais exposto à saliva
Mastigando corretamente permite que a saliva que contém enzimas digestivas, tenham uma ação melhor sobre os alimentos tornando a digestão mais fácil tanto no estômago como no intestino.

Bom para os dentes
A mastigação permite que os dentes fiquem mais fortes.

5) O alimento bem mastigado chega ao intestino em pequenas partículas que terão o melhor modo de cortar o excesso de calorias da sua dieta.

Cortar calorias por comer lentamente vai ter pouco impacto, a menos que você faça atenção a uma fonte típica de calorias chamada frutose

Enquanto mastiga lentamente vai aumentar a liberação de alguns hormônios da saciedade, ingerindo frutose vai inibir esse benefício.

A frutose diminui a sensação de saciedade porque ela não estimula o aumento da leptina, um dos mais poderosos saciadores e regulador do depósito de gordura no seu corpo. Frutose também reduz a quantidade de leptina que atravessa a barreira hemato-encefálica pelo aumento dos triglicérides.

A resistência à leptina é um grande causador de males como doença cardíaca, diabetes, obesidade, osteoporose, doença autoimune e envelhecimento acelerado.

Além disso, enquanto glucose suprime a grelina (também conhecida como hormônio da fome, que faz você querer mais comida), frutose não faz isso.

Frutose também aumenta os níveis de insulina, interferindo na comunicação entre leptina e o seu hipocampo, então seus sinais de prazer não são extintos.

O seu cérebro fica com a sensação de que você está com fome e pronto para comer mais.

Como você pode ver, consumindo frutose, suprime os sentimentos de saciedade de diversos modos, o que eventualmente levará a sérias consequências para o seu peso e para a saúde de um modo geral.

Conforme recomendo sempre, procure manter o consumo de frutose abaixo de 25 gramas/dia. Para saber mais sobre frutose. leia meu artigo Você pode estar diante do maior mito dietético já visto!

Procure desacelerar durante as refeições, e lembre-se de todas essas evidências; da importância de mastigar lentamente os alimentos, sem estresse. E aproveite o sabor de tudo que põe na boca.


Referências bibliograficas:

- Medical News Today. July 18, 2013

- J AM Diet Assoc 2008 Jul; 108(7):1186-91