Que tal uma pausa nas redes sociais? Veja o resultado…

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Foto: JB
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Você passa muito tempo nas redes sociais? Cada vez mais as pessoas fazem isso, o que torna o assunto polêmico. Há os que defendem, Os que dizem que é prejudicial... Mas o que diz a ciência? Segundo as estatísticas, cerca de 97% das pessoas até os 44 anos de idade usam redes sociais, sendo que esses números podem variar de um país para o outro.

É certo que excessos costumam ser problemáticos, e sabemos que você pode até mesmo se tornar um dependente digital. Mas será que dar uma pausa nas redes pode mesmo te ajudar de alguma forma? Veja o que pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, descobriram...

Uma pausa nas redes sociais e seus resultados

Esse estudo analisou 154 pessoas de 18 a 72 anos que diziam usar as redes sociais até 8 horas por semana. Os pesquisadores avaliaram seus níveis de depressão, bem-estar e ansiedade, e eles foram divididos em 2 grupos. O primeiro grupo teve que parar de usar as redes completamente por uma semana inteira. O segundo continuou usando normalmente.

Depois dessa semana, foi feita uma nova avaliação, com os pesquisadores analisando o tempo de uso da tela pelos participantes. Eles viram que aqueles que foram orientados a pararem totalmente com as redes ainda as usaram, mas bem menos: apenas 21 minutos em média na semana, enquanto o outro grupo usou 7 horas em média. Os resultados mostraram que:

 

  • Mesmo tendo usado minimamente as redes sociais, o grupo que deu uma pausa teve melhoras significativas na ansiedade, depressão e bem-estar
  • Muitos deles relataram também uma melhora no humor.

 

A expectativa agora é entender como uma pausa nas redes pode ajudar pessoas de diferentes idades, e como isso auxiliaria em tratamentos de saúde física e mental. Embora saibamos que as redes sociais hoje fazem parte do nosso dia a dia, é inegável que evitar excessos é uma boa ideia. Concorda?

 

Cuide da sua saúde no mundo digital

É interessante notar que não há benefícios apenas em reduzir o uso das redes sociais. O uso excessivo de smartphone em geral também vem sendo apontado pelos pesquisadores como problemático.

Afinal, estima-se que as pessoas passem em média 3 horas por dia olhando o celular. Um outro estudo, dessa vez feito na Alemanha, mostrou que você pode ter uma melhora no bem-estar apenas reduzindo esse uso. Nessa pesquisa, o que se viu foi que os participantes que apenas reduziram o uso de celulares em 1 hora por dia (e não o eliminaram completamente) foram os que mais se sentiram bem.

Resumindo, mais uma vez a moderação se mostra como importante para todos os que querem ter uma Supersaúde. Pense nisso na próxima vez que for usar o seu smartphone e as redes sociais... E além do virtual, foque também nas experiências reais para ter uma vida melhor e mais saudável!

 

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Referências bibliográficas:

•Jeffrey Lambert, George Barnstable, Eleanor Minter, Jemima Cooper, Desmond McEwan. Taking a One-Week Break from Social Media Improves Well-Being, Depression, and Anxiety: A Randomized Controlled Trial. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 2022; DOI: 10.1089/cyber.2021.0324.

•Será que Você é Saudável neste Mundo Virtual? – www.DrRondo.com

•Reduction or abstinence to increase well-being and healthy lifestyle?! An experimental intervention study.. Journal of Experimental Psychology: Applied, 2022; DOI: 10.1037/xap0000430.

•Ruhr-University Bochum. “Fewer smartphones, more well-being.” ScienceDaily. ScienceDaily, 20 April 2022.


Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

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