O exercício que faz você resistir às guloseimas

.

Foto: JB
Credit...Foto: JB

A parte mais difícil da deita muitas vezes não é comer o que faz bem... Mas resistir aos “alimentos proibidos”. Difícil, né? Mas um estudo mostra que talvez você possa contar com uma forcinha extra pra isso.

Pode até parecer estranho, mas pesquisadores da Washington State University fizeram ratos de laboratório terem foco na dieta. É sério! Os animais ficaram por um tempo recebendo um alimento rico em gordura ruim sempre que acionavam uma alavanca. Junto com o alimento, eles ouviam um som específico e uma luz era acesa.

Então, os ratos foram separados em 2 grupos durante 1 mês. Nesse tempo, eles não tinham mais o “fast food” disponível, e enquanto o grupo 1 não fez nada, o grupo 2 passou a fazer exercícios intensos.

Depois desse período, eles puderam novamente acionar a alavanca em busca de comida... Mas dessa vez o alimento não vinha, só a luz e o som. O interessante é que os ratinhos “sedentários” ficaram simplesmente loucos pra conseguir comer, apertando a alavanca desesperadamente. Já aqueles que fizeram os exercícios intensos até buscaram pela comida. Mas quando não ganharam, logo perderam o interesse.

Pois é. Os exercícios intensos reduziram a vontade de buscar pelos alimentos ruins! Bom, é claro que você não é um rato de laboratório, mas os pesquisadores afirmam que com os humanos pode ocorrer algo parecido. E a boa notícia é que se você procura uma “pílula mágica” pra reduzir sua vontade de devorar guloseimas pouco saudáveis... Acaba de encontrar: atividades físicas intensas!

 

Qual atividade fazer?

Quando falamos em atividades físicas intensas, a melhores são as que duram menos tempo mas exigem mais do seu corpo. É por isso que sempre indico o exercício supra aeróbico, de apenas 20 minutos, que explico no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

Trata-se de uma atividade na qual você intercala segundos de atividade muito intensa com algum período de descanso. Esse tipo de atividade estimula a produção do hormônio do crescimento, promove emagrecimento, ganho de massa magra, melhora da parte pulmonar, do desempenho sexual, da saúde cardíaca e reduz rugas.

 

Reduzindo seu desejo por comida ruim

Agora eu tenho outra dica para controlar o seu desejo por alimentos ruins. Coma gorduras.
Sim, você pode achar que eu estou ficando maluco, mas é isso mesmo. É claro que é preciso saber como fazer e o que fazer. Estou falando de uma dieta keto, na qual as gorduras naturais boas viram sua principal fonte de energia.

Essas gorduras são aquelas vindas de animais criados a pasto, como banha de porco e manteiga... E gorduras de origem vegetal, como o óleo de coco e azeite de oliva, por exemplo. Junte proteínas em quantidades moderadas, muitas verduras e legumes e corte o carboidrato a virtualmente zero.

A dieta keto traz 2 vantagens para você que está querendo emagrecer.

1 – Ela mantém saciado por mais tempo, pois as gorduras demoram mais a serem metabolizadas. Isso reduz muito sua vontade de fazer pequenos lanches, e principalmente o desejo por açúcar.

2 – Como você já vai estar comendo gorduras saborosas, vai ter mais prazer nas refeições. Nem saudades dos carboidratos você terá, pois como comentei anteriormente, seu apetite vai reduzir drasticamente.

Que tal? Supersaúde!

_______


Referências bibliográficas:
•Obesity, 2022; DOI: 10.1002/oby.23418.
•Washington State University. "Intense exercise while dieting may reduce cravings for fatty food." ScienceDaily. ScienceDaily, 21 April 2022.

.

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais