A dieta que restaura sua memória

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Foto: JB
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Muitos podem pensar que a causa da disfunção cognitiva seja o excesso de estresse que estamos vivendo nestes tempos. Porém, essa não é a causa principal, mas sim o desvio alimentar, deixando de lado a gordura boa.

Sempre se indica o consumo de grãos, em vez de carne vermelha, leite, manteiga e ovos. Essa alimentação não natural como a dos nossos ancestrais, barata, proposta que só atende o interesse de alguns, é o oposto do que você precisa. Os seres humanos evoluíram comendo gorduras, o que garantiu cérebros grandes. E mais… Essa alimentação reduz:

inflamação

risco de doença cardíaca

obesidade e risco de diabetes

osteoporose

câncer

Alzheimer

 

Dieta para restaurar a função cognitiva

Para isso, você deve limitar a ingesta de carboidratos a 5% do total de calorias. Cerca de 70% das calorias devem vir de gorduras boas (óleo de oliva, óleo de coco, manteiga, amêndoas, banha de porco). E 25% das calorias de proteína animal. Ou seja, o contrário do que você ouve falar que é o ideal.

Assim, você aumenta a produção de cetonas (moléculas produzidas a partir de ácidos graxos para gerar energia). Com isso, reduz estresse oxidativo e aumenta o potencial antioxidante. Essa é a melhor receita para a sua saúde cerebral. Deixo aqui 3 estudos que ilustram essa eficiência keto.

1. Numa publicação no Journal Scientific Report, pesquisadores avaliaram o efeito da dieta keto em ratos com agressão cerebral.

Dividiram os ratos em 2 grupos, um deles com dieta keto e o outro não.

Após 2 meses, no grupo da dieta keto mais de 50% deles tiveram reparação da função cognitiva, enquanto o grupo controle com dieta a base de grãos não apresentou nenhuma melhora.

2. Comparação entre pessoas com distúrbio cognitivo, aonde parte do grupo usou dieta rica em carboidratos e os outros ficaram com dieta keto.

Após 6 semanas, as avaliações mostraram que o grupo da dieta keto apresentou melhoras da memória, enquanto o grupo carbo não.

3. Dividiram um grupo de pessoas com Alzheimer ou distúrbio cognitivo, sendo que uma parte consumiu MCT (triglicérides de cadeia média) e os outros usaram placebo.

Após 90 minutos, o grupo do MCT apresentou melhoras de memória.

 

Lanche keto

Para se manter em cetose, essa sugestão rica em gorduras boas pode ser de grande valia.
Ingredientes:

- 1 copo de iogurte de leite integral de animal à pasto A2A2

- 2 a 3 colheres de sopa de MCT

- 30 g de cacau orgânico puro

- 2 colheres de sopa de colágeno hidrolisado

- ½ colher de café de stevia em pó

Bater todos os componentes em um blender e está pronta essa deliciosa bomba de gordura, extremamente saudável.

Aprecie!

 

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Referências bibliográficas:

• Sci Rep. 2021;11
• J Cereb Blood Flow Metab. 2016 Sep; 36(9): 1603–1613
• Neurobiology Aging. 2012 Feb; 33(2): 425.e19–425.e27
• Neurobiology Aging. 2004;25(3):311-4
• Dieta Keto: Não Tenha Medo da Cetose - www.DrRondo.com
• A Dieta Que Pode Salvar Você e o Planeta - www.DrRondo.com

 

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

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