Cinco benefícios da biotina (e um cuidado a tomar)

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Foto: JB
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A biotina é uma vitamina do complexo B (também chamada B7) conhecida por agir na beleza das unhas e cabelos. Mas ao lado da estética, devemos sempre nos lembrar da saúde!

Por isso é hora de conhecer um pouco mais sobre ela... E também saber de um detalhe importante, um “cuidado” necessário com relação a essa vitamina. Veja:

 

Benefícios da biotina

1 – Para as grávidas
A biotina é fundamental para o bom desenvolvimento do feto. Então, fique de olho nisso, principalmente porque ela precisa ser ingerida através de alimentação ou suplementação.

2 – Unhas e cabelos
Como comentei antes, bons níveis de biotina garantem unhas sadias, sem que fiquem quebradiças. Também minimiza a queda de cabelos e os deixa mais fortes.

3 – Previne diabetes
Ajuda na regulação do açúcar no sangue, prevenindo a diabetes.

4 – Controle do colesterol
Essa vitamina também melhora a metabolização de gorduras, carboidratos e aminoácidos. E um dos resultados é a manutenção do colesterol LDL (o chamado “colesterol ruim”) em níveis saudáveis.

5 – Faz bem para a sua saúde mental
Mantém as funções do sistema nervoso, prevenindo assim o declínio cognitivo. Tanto que é usada como tratamento para problemas neurológicos, como a esclerose múltipla (MS).

Agora... Se a biotina tem todos esses benefícios, qual cuidado você deveria tomar com ela? Vejamos...

Se você toma biotina, fique atento se for fazer algum teste referente à sua tireoide. Estudos mostram que tomar um suplemento de biotina pode alterar os resultados desse tipo de teste. Pessoas que fazem uso da vitamina podem ter falsos resultados tanto para mais quanto para menos. E há o risco de você começar algum tratamento sem sequer precisar!

A boa notícia é que a biotina não altera em nada a sua tireoide. Trata-se apenas de uma interferência no exame, possivelmente porque que a maioria dos imunoensaios depende da ligação de biotina-estreptavidina.

Portanto, se for fazer algum exame de tireoide e estiver tomando a biotina, basta suspender a vitamina no máximo 2 dias antes.

 

Onde achar a biotina naturalmente?

Em primeiro lugar, é claro, ela está nos suplementos. E você pode conversar com seu médico para ter a melhor indicação para o seu caso.

Já entre as fontes alimentares estão:

• Carne de animais criados a pasto
• Carne de órgãos, como fígado e rins
• Leite cru e seus derivados
• Ovos inteiros, incluindo as gemas, preferencialmente orgânicos
• Peixes selvagens de águas profundas
• Sementes de girassol
• Ervilhas verdes
• Lentilhas
• Nozes
• Cenouras
• Couve-flor
• Cogumelos
• Abacates

Pronto!

Agora é você já pode manter uma Supersaúde com a biotina!

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Referências bibliográficas:
•Am J Clin Nutr, May, 1971;24:562-573.
•Authority Nutrition, Health Benefits of Biotin
•Business Wire April 21, 2016
•Clin Exp Dermatol, 2002;27:396-404
•Dermatology Clinics, July 1989;7(3):559-570.
•Endocrine News January 2016
•Global Healing Center November 9, 2016
•Int J for Vitamin and Nutrition Research, 1993;63:11-16.
•J Am Geriatr Soc, 2004;52:3-12
•J Hum Hypertens, 2003;17:29-35.
•Medical Daily February 20, 2016
•Multiple Sclerosis and Related Disorders 2015 Mar;4(2):159-69
•Multiple Sclerosis News Today April 27, 2016
•Neurology April 21, 2016; 86(16): S49.004
•Neurology April 24, 2016; 84(14): PL2.002
•The Daily Star February 21, 2016
•URMC.rochester.edu, Biotin
•Você Ainda Come só a Clara dos Ovos? Então Veja Isto… - www.DrRondo.com
•Cuidado: Suplementos de Biotina podem Alterar seu Teste de Tireóide – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

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