O benefício ignorado do vinho tinto para a saúde

...

...
Credit......

Quem não se lembra de, quando criança, comer uvas vermelhas e descartar os caroços? Eu fazia isso, tenho que confessar... E você, fazia diferente?

Pois é, conforme vou descobrindo benefícios do vinho para a saúde, percebo quanto desperdicei por ter jogado fora aquelas simples sementes, que contêm poderosos antioxidantes tão vitais para a prevenção de doenças. Elas fornecem o extrato de semente de uva, e muitas vezes são prensadas junto com as cascas das uvas tintas para produzir o vinho. Agora, vendo os benefícios do óleo presente neste extrato de semente de uva, compreendo melhor...

De acordo com uma publicação recente na National Institutes of Health, o extrato dessas sementes tem um efeito antioxidante capaz de reduzir os processos anti-inflamatórios causadores de doenças crônicas. Já a revista Nature Metabolism há pouco tempo publicou um estudo em que o extrato de semente de uva prolongou a vida de camundongos idosos em 9%. Observou-se uma melhora no processo fisiológico de senilidade celular, onde as células perdem função à medida que o corpo envelhece. Os pesquisadores descobriram que na presença de extrato de semente de uva houve a possibilidade de reparação dos danos e preservação de células saudáveis ilesas. A responsável por isso, segundo eles, é a procianidina C1.

Em outro estudo, os camundongos foram expostos a doses de radiação que os levaram a desenvolver características anormais, como quantidades significativas de cabelos grisalhos, perda de massa muscular e lesões renais, hepáticas e pulmonares. Conforme o extrato de semente de uva foi introduzido na dieta desses animais, houve reversão dos danos. Os autores desse estudo acreditam que esse mesmo efeito pode acontecer nos seres humanos quando se usa o extrato de semente de uva.

Esses resultados podem, portanto, fazer parte de uma lista consistente de benefícios que o extrato de semente de uva gera, como:

1. Melhora da glicemia e a sensibilidade à insulina, por estimular a produção de glutationa, o principal antioxidante do nosso corpo. De acordo com estudo em camundongos diabéticos, observou-se que após seis semanas de uso de extrato de semente de uva houve importante redução de estresse oxidativo.
2. Redução do risco de câncer de próstata.
3. Melhora da função cognitiva.
4. Retarda o envelhecimento cerebral.
5. Aumento do colesterol HDL.
6. Redução da pressão arterial.
7. Restauração a saúde cardiovascular.
8. Combate infecções e mata germes.

Portanto, não desperdice aquelas pequenas sementes da uva que tanto podem lhe ajudar. Além disso, você pode suplementar o extrato de semente de uva, cuja dosagem de acordo com a literatura é de 250 mg duas vezes ao dia.

E lembre-se, no seu jantar consumindo carne vermelha, sempre de animal a pasto, por que não associar uma taça de vinho tinto para benefícios adicionais?
Supersaúde!


_______


Referências bibliográficas:

•Nat Metab. 2021 Dec 6
•Nutr Metab Insights. 2016 Aug 16;9:59-64
•Pharmacogn Mag. 2012 Jul-Sep; 8(31): 192–196
•Nutr Neurosci. 2020 Jan 16;1-10
•Nutrients. 2021 May 17;13(5):1692
•J Am Diet Assoc. 2011. Aug;111(8):1173-81
•Appl Environ Microbiol. 2011 Jun; 77(12): 3982–3987
•Turk J Med Sci. 2015;45(3):489-95

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

 
 
 
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais