Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Coma carne vermelha, assim você vive mais e melhor!

...

Publicado em 11/04/2022 às 10:14

Alterado em 11/04/2022 às 10:14

Wilson Rondó JB

Enquanto a carne vermelha é vilificada pelas pessoas, que a acham um alimento proibido, cada vez mais surgem estudos que comprovam os seus benefícios. Recentemente surgiu mais uma prova disso, mostrando que não se trata de um alimento com prazer culposo e que você pode consumi-la sem se preocupar.

Foi encontrado na carne um nutriente que pode ajudá-lo a viver mais e que você não encontra em nenhuma outra fonte alimentar. Trata-se da L-carnosina, um aminoácido que auxilia a reparação tecidual e eliminação de toxinas. Ela apresenta alta capacidade de limitar o estresse oxidativo, eliminando os radicais livres antes que eles danifiquem seu DNA e exerçam um efeito antienvelhecimento em suas células.

Também ajuda a evitar a formação de produtos finais de glicação avançada (AGEs), ou seja, inibe a oxidação causada pelo açúcar elevado no sangue, que lesa artérias, coração, rins e olhos. Além disso, é importante na prevenção e combate da disfunção mitocondrial, envelhecimento e doenças crônicas – como as cardíacas, Alzheimer e câncer.

Mas seus benefícios não param por aí, pois é uma grande aliada na preservação dos seus telômeros, componentes minúsculos nas extremidades do seu DNA que agem como relógio do tempo. Com isso, estendem o ciclo de vida de suas células, ou seja, o ajuda a viver mais e melhor. Em um estudo realizado em Pequim, células cultivadas e enriquecidas com carnosina tiveram os telômeros mais alongados e saudáveis, enquanto o grupo controle sem carnosina não apresentou melhora alguma.

É muito comum sua deficiência, a menos que se esteja consumindo boa quantidade de carne vermelha de animal criado a pasto. Quando você ingere carne vermelha, cada porção de 100 g fornece cerca de 200 mg de carnosina. Porém, quando for cozinhar sua carne, procure fazê-la em fogo médio, evitando o fogo alto ou um processo de cozimento lento, muito demorado.

Lembre-se de evitar o cozimento excessivo, pois assim se desnatura as proteínas e vitaminas, além de se destruir os nutrientes, incluindo a carnosina. Essa é outra razão pela qual gosto de comer meu bife malpassado e recomendo que meus pacientes também o façam. Portanto, procure comer o seu bife malpassado, pois assim garante o melhor sabor e todos seus nutrientes.

Como a carnosina não fica por longos períodos na corrente sanguínea, você pode complementar mais essa proteção aos telômeros, fortalecimento muscular e todos os outros benefícios com uma suplementação de 500 mg 2 vezes ao dia. Converse com seu médico sobre isso.
Supersaúde!

_______


Referências bibliográficas:
•Biochem Biophys Res Commun. 2004 Nov 12;324(2):931-6.
•Carne Vermelha: Fortalece célula-tronco = Fortalece você – www.DrRondo.com
•Por que os Homens NÃO podem Abandonar a Carne Vermelha – www.DrRondo.com
•4 Maneiras de Impulsionar seus Telômeros – www.DrRondo.com

 

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

Tags: