Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Café e chá reduzem risco de derrame e demência? Mito ou verdade?

...

Publicado em 14/02/2022 às 09:50

Alterado em 14/02/2022 às 09:51

. ...

Ouvimos sempre muita coisa por aí. E é cada vez mais difícil saber se as informações são verdadeiras ou não. Mas bom, quando se trata de questões de saúde, eu tenho uma receita certa para diferenciar a ficção da verdade. É simples... Basta seguir a ciência e olhar os estudos feitos por pesquisadores confiáveis. É isso que sempre trago para você aqui.

A dúvida da vez é o café e o chá. Já se falou muito deles por aí... Alguns dizendo que fazem bem, outros dizendo que fazem mal. Mas a tendência hoje é considerar sim essas bebidas boas para você. Tudo depende, é claro, da qualidade delas, e vou falar disso a seguir. Antes, quero tratar de um assunto específico com relação ao chá e ao café. A alegação de que eles podem reduzir os riscos de problemas sérios, como o derrame e a demência. Será mesmo? Vamos à ciência...

 

Chá e café como protetores de derrame e demência

Recentemente, um estudo publicado na revista PLOS Medicine avaliou os dados de saúde de 365.682 pessoas, que foram acompanhadas por no mínimo 10 anos. No início da pesquisa, eles relataram o quanto bebiam chá ou café.

Ao final, os pesquisadores analisaram quantos deles tiveram derrame ou algum tipo de demência. Então, foi só cruzar as informações sobre as quantidades consumidas dessas bebidas com os episódios dos problemas. O que o estudo mostrou:

- Pessoas que beberam 2 a 3 xícaras de café ou 3 a 5 xícaras de chá por dia, ou uma combinação de 4 a 6 xícaras de café e chá, tiveram a menor incidência de derrame ou demência.

- Os que bebiam 2 a 3 xícaras de café e 2 a 3 xícaras de chá por dia tiveram um risco 32% menor de derrame e 28% menor de demência em comparação com aqueles que não bebiam café nem chá.

- A ingestão de café sozinho ou em combinação com chá também foi associada a menor risco de demência pós-AVC, ou seja, aquela causada por causa de complicações do derrame.
Conclusão: verdade. Segundo esse estudo, café ou chá podem reduzir o seu risco de derrames e demência!

 

E quais são os chás e cafés de qualidade?

Para ter esses bons resultados, é preciso ingerir bebidas de qualidade e da forma correta. Veja:

 

Café

Procure por café de procedência, de preferência orgânico. Lembre-se que opções de qualidade podem ser um pouco mais caras, mas vale a pena quando o assunto são os benefícios para a sua saúde.

 

Chá

Aqui estamos falando do chá original, feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis, como os chás verde, preto e branco. Há também outros tipos, que dependem da forma como é produzido, mas a matéria prima é sempre a mesma. A importância de um produto de qualidade nesse caso é se evitar agrotóxicos que podem ser usados nas plantas.

E uma última dica, mas não menos importante... Cuidado se for adoçar a sua bebida, seja ela o chá ou o café. Evite o açúcar, e se usar adoçantes, opte pelos naturais, como a stevia pura. Assim você fica só com os benefícios.

Supersaúde!

_______


Referências bibliográficas:
•Yuan Zhang, Hongxi Yang, Shu Li, Wei-dong Li, Yaogang Wang. Consumption of coffee and tea and risk of developing stroke, dementia, and poststroke dementia: A cohort study in the UK Biobank. PLOS Medicine, 2021; 18 (11): e1003830 DOI: 10.1371/journal.pmed.1003830.
•Cuidado com os Excessos: Café Demais Também faz Mal! – www.DrRondo.com
•O Café Precisa ser um Prazer Culposo? – www.DrRondo.com
•Novidades sobre o Chá e a Saúde do seu Cérebro – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Tags: