O inimigo invisível do seu foco no trabalho

.

...
Credit......

Imagine a cena... Você chega no escritório, senta em frente ao seu computador e começa a trabalhar. Ou pelo menos você tenta, porque enquanto os minutos passam, o seu foco diminui mais e mais. Até o ponto em que fica difícil se concentrar em uma tarefa simples. Nem é preciso dizer que sua produtividade acaba indo pro espaço. E talvez você até se culpe, se achando um procrastinador ou pior: buscando estimulantes e até remédios para manter a sua atenção.

Se você se identificou com tudo isso, deveria saber que existe um inimigo invisível que pode estar matando seu foco no trabalho. Ou até em casa. Quer saber o que é? Então me acompanhe...

 

O exterminador de foco

Pesquisadores da Universidade de Harvard analisaram os funcionários de escritórios de 6 países diferentes, em várias áreas, como engenharia, investimento imobiliário, arquitetura e tecnologia. Depois de um ano medindo a qualidade do ar nesses lugares, eles tiveram uma conclusão chocante...

Concentrações aumentadas de partículas finas de poluição de interior (PM2,5) e taxas de ventilação mais baixas (o que aumenta a concentração de CO2) foram associados a tempos de resposta mais lentos e redução da precisão em uma série de testes cognitivos. Quanto maior o nível dessas partículas e o nível de CO2 no ar, pior os resultados no foco, concentração e desempenho mental.

Sim, é exatamente isso que você acabou de ler. Espaços fechados e com poluição de interiores prejudicam o seu cérebro, e é o que pode estar matando o seu foco. O grande problema é que isso não ocorre só nos escritórios. Até mesmo na sua casa você está sujeito a isso se não tomar nenhuma atitude. Então, o que fazer?

 

Combatendo a poluição de interiores

Os próprios pesquisadores de Harvard comentam na publicação que locais de trabalho precisam melhorar a filtragem do ar e aumentar a ventilação. Isso foi importante devido à pandemia, e muitos locais já se adaptaram.

A orientação, portanto, é que essas medidas continuem, pois elas melhoram a qualidade do ar e consequentemente a saúde cognitiva das pessoas. Devemos nos lembrar também que nas nossas casas acontece o mesmo.

A poluição de interiores vem de locais que nem imaginamos. Materiais de limpeza, carpetes, móveis e tintas podem liberar partículas e gases que pioram a qualidade do ar. Por isso é importante:

- Sempre que possível, manter sua casa arejada. Abra as janelas, pois o ar precisa ser renovado com frequência.

- Mantenha a temperatura ambiente entre 17 e 24º C.

- Substitua os produtos de limpeza por opções não tóxicas, como bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio e vinagre.

- Também têm surgido produtos de higiene pessoal mais seguros, mais naturais e orgânicos, que são uma boa opção.

- Use purificadores de ar. Eles podem ser artificiais, mas há também os naturais. Há várias plantas com capacidade de filtrar o ar da sua casa, além de deixarem o ambiente mais charmoso e aconchegante.
Supersaúde!


_______


Referências bibliográficas:
•Environmental Research Letters, 2021; 16 (9): 094047 DOI: 10.1088/1748-9326/ac1bd8.
•Harvard T.H. Chan School of Public Health. "Office air quality may affect employees’ cognition, productivity." ScienceDaily, 9 September 2021.
•Fumaça de Cigarro do Vizinho? Veja como Proteger sua Casa! – www.DrRondo.com
•Poluição do Ar Reduz Inteligência e Expectativa de Vida – www.DrRondo.com
•O Ar de DENTRO do seu Carro Também é Perigoso! – www.DrRondo.com

 

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais