Gramas de cogumelos valem quilos de cura

.

...
Credit......

Apesar de apresentarem um longo uso na história, pode-se dizer que “somente agora” começou-se a explorar os benefícios dos cogumelos pela medicina ocidental. E se você está procurando uma maneira de prolongar sua "expectativa de vida e saúde", certamente eles vão ajudar!

 

7 Benefícios dos Cogumelos Medicinais

 

1 - Potentes antioxidantes
Os cogumelos apresentam alta concentração de antioxidantes, como a glutationa e a ergothioneina (ET). Segundo o Journal Molecules, a maior concentração de ET é na mitocôndria, desempenhando assim um papel na proteção de componentes mitocondriais (como o DNA) contra danos oxidativos.

2 - Rica fonte de vitaminas e minerais
Apresentam alta concentração de nutrientes, fornecendo minerais essenciais como, cálcio, magnésio, manganês, zinco, cobre, selênio e ferro. Além disso, são ricos em potássio, enxofre, vitamina D e vitaminas do complexo B, em especial niacina (B3), riboflavina (B2) e ácido pantotênico (B5).

3 - Combate o declínio cognitivo
O consumo de cogumelos na sua alimentação diária pode preservar a sua função cognitiva. Em um estudo, adultos que consumiam ao menos 2 porções desses fungos por semana reduziram em 43% a probabilidade de desenvolver demência. Certamente esse resultado benéfico é pelo fato desses fungos terem ação neurotrópica, ou seja, promovem a saúde dos neurônios.

4 - Anti-inflamatório
Os cogumelos são carregados de importantes compostos anti-inflamatórios como polissacarídeos, compostos fenólicos e indólicos, micosteroides, ácidos graxos e carotenoides. Estes componentes protegem contra o envelhecimento acelerado.

5 - Estimula a imunidade
Oferecem aumento de proteção por conterem especialmente compostos lentinenses, que são um tipo de polissacarídeo ativo que se acredita elevar a função das células T, estimulando interferon, interleuquina e células killer. Além disso, os cogumelos agem melhorando a flora bacteriana, o que aumenta a imunidade.

6 - Anticarcinogênico
Apesar de todos terem esse efeito, fica o destaque para o cogumelo shitake e cordyceps sinensis com maiores atividades antimutagênicas, especialmente beta glucanas, que agem na inibição do crescimento do câncer nas células do pulmão, cólon, pele e fígado. Consumir apenas uma colher e meia de cogumelos levou a uma redução de 45% no risco de câncer, de acordo com um estudo recente.

7 - Ativador das mitocôndrias
Cada célula do nosso corpo depende das mitocôndrias, minúsculas usinas de energia. Com o envelhecimento, essas usinas vão ficando inativas pela lesão oxidativa. Os cogumelos fornecem alta concentração de um aminoácido único que funciona como um antioxidante, chamado de ergotioneína, que elimina os radicais livres e ativa a produção de energia mitocondrial.
Então, aproveite os cogumelos. Eles podem e devem fazer parte da sua alimentação diária.
Supersaúde!


_______


Referências bibliográficas:

•Trends in Food Science & Technology. October 2020, vol. 104, Pag 153-162
•Journal of Alzheimer’s Disease. 12 Mar. 2019, vol. 68, no.1, pp. 197–203
•Journal of Traditional and Complementary Medicine. Jan. 2013, vol. 3, no.1, , pp. 62–68.
•Food Chemistry. Mar. 2018, vol. 243, pp. 373–381
•BioMed Research International. 14 Aug. 2017
•National Cancer Institute. 2020.
•Chinese Traditional Herbal Drugs. 1986, 17(6):256-258
•Chinese Traditional Herbal Drugs. 1986, 17(5):17-21;209-213
•J Chinese Materia Medica. 1987. 12(12): 745-749
•O Cogumelo que Ajuda seu Coração e sua Silhueta! – www.DrRondo.com


Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais