O mineral comum que turbina e protege seu cérebro

.

...
Credit......

Quando se fala de um mineral capaz de turbinar o cérebro e proteger contra o Alzheimer, no que você pensa? A maioria das pessoas talvez responda: é o magnésio!

Bom, o magnésio realmente é fundamental para o seu cérebro. Ele atua no bom funcionamento dos nervos e está envolvido na produção de neurotransmissores.

Se você não tem magnésio suficiente no seu organismo, pode apresentar confusão mental, falta de memória e baixa concentração. Mas o que os cientistas descobriram agora é que outro mineral é importantíssimo para a sua mente...

Um novo segredo mineral para o cérebro
Antes de mais nada, é importante que você entenda como funciona o seu cérebro. Ele é um dos órgãos que mais consome energia. Mas ele não tem capacidade de armazenar essa energia. Ou seja, quando você coloca a mente pra funcionar, é como se seu cérebro ligasse uma chave que começa a gastar energia.

E como ele não tem estoque energético, a única forma de suprir essa necessidade é por meio da corrente sanguínea. Dependendo da atividade mental que você desempenha, os vasos sanguíneos aumentam o fluxo de sangue na região do cérebro responsável pela tarefa. E esse sangue leva a energia que sua mente precisa naquele momento.

Resumindo... Se o fluxo de sangue no seu cérebro é bom, você tem maior clareza, energia e parece até estar “mais inteligente”. Se o fluxo não é tão bom, os neurônios não recebem energia e com o tempo se deterioram. E essa é uma das causas que aumentam o risco de demências, como o Alzheimer!

O mineral que age no fluxo sanguíneo
O que os pesquisadores descobriram é que o cálcio tem papel importantíssimo para controlar o fluxo de sangue nos capilares cerebrais. Em outras palavras, ele ajuda o sangue a chegar na região exata do cérebro onde é necessário... E nas quantidades precisas.

É o que comenta o Dr. Mark T. Nelson, Professor de Farmacologia da Universidade de Vermont, nos EUA:
“Os capilares eram tradicionalmente considerados canais simples para os glóbulos vermelhos e a barreira entre o sangue e o cérebro. Aqui, nós revelamos um universo desconhecido de sinalização de cálcio nos capilares e, assim como os semáforos, esses sinais de cálcio direcionam nutrientes vitais para neurônios ativos próximos.”

Assim ficou mais simples de entender, certo?

Sinal verde para o cálcio
Agora você já sabe que o cálcio é tão importante para seu cérebro quanto para seus ossos (algo que já sabíamos bem). Mas hoje as estatísticas da Osteoporosis Foundation (IOF) mostram que muita gente está deficiente de cálcio, em especial na América Latina.

O mínimo recomendado são 800 mg por dia, mas na média muitos desses países não chegam a 700 mg! Então, é hora de cuidar do seu cálcio, com:

Laticínios – leite e queijos, de preferência crus.

Carne vermelha de animais a pasto – aumenta a biodisponibilidade do cálcio.

Gorduras naturais boas – ômega 3, azeite de oliva, óleo de coco e gordura de animais criados a pasto aumentam sua absorção de cálcio no intestino.

Suplementos de cálcio – uma forma simples e rápida de conseguir cálcio. Mas só suplemento com orientação médica.

Com o cálcio em dia, certamente você terá ossos e dentes mais fortes... E uma mente brilhante!

Supersaúde!

_______

Referências bibliográficas:
•Science Advances, 2021; 7 (30): eabh0101 DOI: 10.1126/sciadv.abh0101
•O seu Melhor Combustível Cerebral – www.DrRondo.com
•[Alerta] Países da América do Sul estão Deficientes em Cálcio – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais