Existe limite para o consumo de café?

.

...
Credit......

Café sem limites. O tempo todo. Toda hora! Esse é o sonho dos fãs do café. Se você é um deles, sabe do que eu estou falando... Diante disso surge a pergunta: café demais não pode fazer mal à saúde?

O bom senso nos faz sempre pensar que excessos trazem problemas. E uma pesquisa mostrou exatamente isso com relação ao café. Um estudo australiano avaliou os dados de saúde de 17.702 pessoas e descobriu que pessoas que bebem café em excesso simplesmente tem 53% maior risco de demência!

Será mesmo? O motivo para essa conclusão, segundo os pesquisadores, é que os testes mostraram que os bebedores excessivos têm menor volume cerebral. Ou seja, literalmente, um “encolhimento” do cérebro, que além de aumentar as chances de demência, também eleva o risco de derrame.

Preocupante, não?

Agora veja... Qual a quantidade de café que foi associada a esses problemas? O enorme número de 6 xícaras. Ou seja... 1 litro e meio de café por dia! Bom, é um número realmente difícil de alcançar. Mas se você está nesse grupo, é hora de reduzir...

Não é a primeira vez que pesquisas mostram que beber tanto café assim pode ser prejudicial. Essa quantidade pode estar associada também a:

•Osteoartrite;
•Artropatia;
•Obesidade.

Mas se como a maioria das pessoas você curte um bom café moderadamente, não tem nada com o que se preocupar. Na verdade, seria bom até agradecer pela existência dessa maravilhosa bebida natural. Quer ver?

Os benefícios do consumo consciente de café
Bom, sabemos que os excessos geralmente são prejudiciais, seja do que for... E com o café não seria diferente... Agora, veja alguns dos benefícios do café:

1 – Saúde do fígado: Pessoas com hepatite C tiveram progressão menor da doença quando consumiam café. Além disso, seus compostos se mostraram protetores contra a cirrose hepática em um estudo.

2 – Prevenção de diabetes: Uma pesquisa mostrou que a cada xícara de café o seu risco de diabetes reduz em até 7%. É claro que aqui estamos falando de tomar café sem açúcar, certo?

3 – Melhora da função cognitiva: Estudos feitos com animais concluíram que aqueles que consumiram cafeína durante a vida foram melhores em testes de memória e tinham menor risco de demências.

4 – Saúde do coração: O café contém antioxidantes que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e está associado à redução de risco cardíaco.

5 – Proteção contra o câncer: Vários estudos apontam o consumo de café como responsável pela proteção contra diferentes tipos de câncer, como oral, faríngeo, de próstata, pele e outros.

6 – Antienvelhecimento: Por ter antioxidantes, o café ajuda a combater o envelhecimento precoce.

7 – Metabolismo: O café fornece energia e te deixa mais alerta. Esse mesmo efeito acelera o seu metabolismo, aumentando a queima de gordura.

Agora... Que tal um cafezinho? Só se lembre de usar um café de boa qualidade, de preferência orgânico, e beber sem açúcar. Se quiser adoçar, use algo natural, como a stevia.

E, claro, não exagere. Você não precisa beber litros de café diariamente para conseguir esses benefícios. Apenas aprecie um bom café em moderação e tenha uma Supersaúde!

_______

Referências bibliográficas:
•Nutritional Neuroscience, 2021; 1 DOI: 10.1080/1028415X.2021.1945858.
•Arch Intern Med. 2006 Jun 12;166(11):1190-5.
•Hepatology. 2009 Nov;50(5):1360-9.
•Arch Intern Med. 2009 Dec 14;169(22):2053-63
•J Alzheimers Dis. 2010;20 Suppl 1:S117-26
•Sci Rep. 2016; 6: 33711.
•Cuidado com os Excessos: Café Demais Também faz Mal! – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais