Quatro maneiras de impulsionar seus telômeros, rejuvenescer e se proteger de doenças perigosas

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Você que me acompanha sabe da importância de manter os seus telômeros. Bom, se não está se lembrando, uma recapitulação rápida: os telômeros são estruturas presentes na ponta de cada braço dos seus cromossomos. Eles encurtam com o tempo porque não conseguem se replicar completamente cada vez que a célula se divide. Então, conforme você envelhece, seus telômeros ficam cada vez mais curtos.
O Prêmio Nobel de Medicina de 2019 foi para os pesquisadores que comprovaram que os cromossomos são protegidos por telômeros e pela enzima telomerase, que tem a capacidade de alongar o telômero por meio da síntese de DNA. Essa é considerada a principal chave que explica o processo de envelhecimento. E pode com isso não apenas retardar o envelhecimento, mas também revertê-lo.

Portanto, envelhecer é a doença fundamental que precisa ser tratada se você deseja prevenir doenças degenerativas e crônicas como diabetes, doença cardíaca, Alzheimer e câncer. A pesquisadora Maria Blasco, Ph.D., diretora do Centro Nacional Espanhol de Pesquisa do Câncer e chefe do Grupo de Telômeros e Telomerase, injetou a enzima telomerase em camundongos. E observou no estudo o alongamento dos seus telômeros – o que retardaria o envelhecimento em até 40% mais que o normal.
Um outro estudo de avaliação dos comprimentos dos telômeros foi realizado por pesquisadores da Universidade de Hong Kong, que acompanharam 5.300 pacientes diabéticos por 13 anos. Eles avaliaram diabéticos pelo fato de terem até 4 vezes mais risco de doenças cardíacas. No caso dos pacientes cardíacos, a redução dos telômeros está ligado a um aumento de até 300% na taxa de mortalidade.
Como melhorar a função dos seus telômeros

Estimular a coenzima nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+) é a forma mais direta de ativar suas mitocôndrias e consequentemente o seu metabolismo energético. Com isso, você ativa a telomerase, protegendo o seu DNA.

Com o passar dos anos, produzimos cada vez menos a NAD+, tanto é que por volta dos seus 50 anos essa produção cai para 50% aproximadamente, e aos 80 anos, algo próximo de 100%.
Outras formas de ativar a NAD+ são:

1. Dieta keto
Enfatize carne vermelha de animal à pasto, assim como frango, peru e ovos dessas origens. Além disso, salmão e atum selvagens, pois essas proteínas são ricas em niacina, o que aumenta o potencial de estímulo à telomerase.

2. Suplemento de Niacina (vitamina B3)
Escolha um produto que seja “No Flush”, ou seja, não causa rubor na pele. Apesar de não ter nenhum risco à saúde, eles causam uma sensação desagradável de formigamento na pele.

3. Resveratrol
Além de aumentar a telomerase, também “ativa” genes que promovem a longevidade e “desativa” genes que promovem doenças. As melhores fontes alimentares são uvas, amendoim, berries e vinho tinto.

4. N-acetil-cisteína (NAC)
Este aminoácido é precursor da glutationa, importante protetor dos telômeros e ativador da telomerase.
Pelo visto, a fonte da juventude não é nada milagroso como se poderia imaginar. Ela está no nosso DNA e pode ser ativada pelos nutrientes certos.
Bom pra você!
Supersaúde!

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Referências bibliográficas:
•EMBO J. 2020 Nov 2;39(21):e103420
•Proc Natl Acad Sci U S A. 2018;115(8):E1876-e85
•J Alzheim Assoc. 2020
•Diabetes Care. 2020 Sep;43(9):2257-2265
•Lancet. 2003;361(9355):393-395
•O segredo antienvelhecimento: cuide dos seus telômeros e mitocôndrias – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357