Carne vermelha: clareza mental e longevidade

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É impressionante como alguns tentam, a todo custo, mostrar que você deveria evitar a carne vermelha. Pesquisadores da Universidade de Leeds queriam saber se comer carne vermelha aumentava o risco de demência... Durante 10 anos eles rastrearam 493.888 participantes inscritos no projeto UK Biobank, no qual coletaram dados sobre os hábitos de consumo de carne.

No final da pesquisa, se chegou a uma descoberta que a mim não causou surpresa: comer 50 g de carne vermelha não processada por dia reduz o risco de Alzheimer outras demências em cerca de 20%. Ou seja, mais uma vez os pesquisadores “descobriram” que comer carne vermelha não processada reduz o risco de demência. E aproveitando, outro estudo recente sobre carne vermelha e doenças cardíacas, com 135.000 participantes, mostrou que não há risco adicional com o seu consumo.

Falo isso aos meus pacientes há mais de 15 anos, e por mais que se tente difamar a carne vermelha, não se consegue. Agora quero fazer um alerta: esses benefícios se referem a carne de animal criado a pasto, por ser a única que conserva todas as características e propriedades de saúde. E é graças a ela que evoluímos para termos um cérebro humano tão desenvolvido.

Onde está a carne de animal a pasto?

No Brasil, 94% do nosso gado pode pastar em gramíneas saudáveis continuamente. Os 6% restantes passam meses ou anos em confinamentos apertados, esperando para chegarem no peso de abate e sendo alimentados com grãos, silagem e resíduos alimentares.

Como vocês, meus leitores regulares já sabem, o que diferencia a carne vermelha de animal a pasto é a riqueza de ácidos graxos ômega-3, CLA, Coenzima Q10 e antioxidantes, como betacaroteno e vitamina E. Além disso, na carne vermelha ainda se encontra em abundância o aminoácido L-carnosina, que pode ajudá-lo a viver mais e não está em nenhuma outra fonte alimentar.

Ele colabora na preservação dos seus telômeros, estruturas que garantem um maior ciclo de vida das células, ajudando-o a envelhecer melhor, com mais memória e longevidade. Esse efeito antienvelhecimento também foi observado em um estudo realizado em Pequim, onde os pesquisadores observaram que células cultivadas com carnosina tinham telômeros mais longos e saudáveis do que as cultivadas sem.

Com certeza, a ingestão de carne vermelha de animal a pasto é uma garantia de que você está absorvendo e armazenando esse aminoácido tanto nos músculos como no cérebro. Portanto, ingerir carne vermelha de animal a pasto é a melhor maneira de obter a carnosina através da alimentação.

Mas ainda fica aqui o que os médicos recomendam baseado em estudos: para se manter a carnosina em níveis altos por mais tempo, orienta-se suplementá-la na dosagem de 500 miligramas 2 vezes ao dia. E não esqueça, ao preparar a sua carne evite cozinhá-la demais, pois assim você não desnatura seus nutrientes, incluindo a carnosina. Dê preferência sempre por comer a sua carne vermelha mal passada, garantindo também proteção máxima aos seus telômeros.
Supersaúde!

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Referências bibliográficas:

•Eating processed meat could increase dementia risk. (2021, March 21). EurekAlert!
•Am J Clin Nutr. 2021 Mar 31
•Biochem Biophys Res Commun. 2004 Nov 12;324(2):931-6
•Livro: Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia. 2011
•4 Maneiras de Impulsionar seus Telômeros – www.DrRondo.com
•Por que os Homens NÃO podem Abandonar a Carne Vermelha - www.DrRondo.com
•Carne Vermelha: Fortalece célula-tronco = Fortalece você - www.DrRondo.com


Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357