Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Atenção: Seu sutiã pode estar destruindo seus seios

.

Publicado em 31/05/2021 às 09:00

Alterado em 31/05/2021 às 09:00

. ...

Há poucas dúvidas de que o sutiã tem um propósito, especialmente para mulheres com seios grandes, que podem apresentar grandes desconfortos e até dores.
Por outro lado, os seus supostos benefícios para a saúde têm sido questionados... Vamos ver o que a ciência tem mostrado sobre seu sutiã.

1. Pode promover enfraquecimento do tecido mamário
É o que dizem os estudos de Jean-Denis Rouillon, professor de ciência do esporte na Universidade de Besançon, na França. Ele constatou que as mulheres que nunca usaram sutiãs tinham mamilos em média 7 mm mais altos em relação aos ombros. Segundo ele, o uso constante do sutiã promove uma acomodação dos músculos e ligamentos de suspensão, que sustentam os seios.

2. Dores posturais na cabeça, costas e seios
Esse enfraquecimento dos músculos que sustentam os seios promove uma postura de compensação que contribui para dor nas costas, segundo o professor Rouillon.
Além disso, muitas mulheres estão usando o tamanho errado de sutiã, o que pode estar causando todos os tipos de dores, tensões e problemas visíveis na postura. Segundo o estudo realizado pela empresa suíça de lingerie Triumph, que avaliou 10.000 mulheres, cerca de ¾ delas usavam sutiã do tamanho errado.

3. Restrição do fluxo sanguíneo
O sutiã pode apertar os nervos em torno de suas costas e coluna e contribuir para dores de cabeça. Eles também podem causar irritação severa na pele. E de acordo com Richard Moore, um osteopata e massoterapeuta esportivo da Inglaterra, “pode haver pressão desnecessária no diafragma, pois se você fica sentada em uma mesa por horas todos os dias, isso afeta o mecanismo de respiração e também pode ser um link direto para problemas de digestão e intestino irritável síndrome (IBS)”.

4. Compromete a circulação e drenagem linfática
Muitos médicos e pesquisadores concordam que usar um sutiã apertado pode interromper a drenagem linfática. O motivo é a compressão da musculatura do seio e área circunjacente, que compromete a excreta de todas as toxinas às quais você está exposta diariamente, como por exemplo, o alumínio contido nos antitranspirantes.

5. Aumenta risco de câncer
Os médicos antropólogos Sydney Singer e Soma Grismaijer, estudaram mais de 4.000 mulheres e descobriram que as que não usam sutiãs têm um risco muito menor de câncer de mama.
Outra publicação, de 1991, descobriu que mulheres na pré-menopausa que não usavam sutiãs tinham metade do risco de câncer de mama em comparação com as usuárias de sutiã.

6. Sutiãs não são flexíveis
O seio da mulher está em constante mudança, ao contrário do sutiã, sempre do mesmo tamanho. Essa mudança ocorre mensalmente no ciclo hormonal, com aumento ou diminuição de seio, mas também quando se está grávida ou se amamenta. Sem dizer de quando se ganha ou perde peso.
Certamente isso pode danificar seus seios, diminuir a elasticidade da pele nessa área, além de reduzir a circulação e oxigenação, que é rejuvenescedora dos tecidos.

Isso tudo não quer dizer que você não deva usar sutiã, mas nos momentos que tiver possibilidade de ficar sem, como em casa ou a noite quando for dormir, já poderá tem um efeito bem positivo na sua saúde.

Supersaúde!
-
Referências bibliográficas:
•Lancet 1999 May 22;353(9166):1742-5
•European Journal of Cancer, 1991;27(2):131-5
•Lancet 1999 May 22;353(9166):1742-5
•J Natl Cancer Inst 2001; 93: 1513-1515
•Histol Histopathol 2000 Apr;15(2):637-47
•Medical News Today. April 13, 2013
•Chronobiol Int 2000 Nov;17(6):783-93

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357