Nem todo Whey é igual: será que você usa o certo?

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Quando você procura um whey protein, logo percebe: há vários tipos disponíveis. Mas qual seria o mais adequado no seu caso? Há três opções:

Whey Protein concentrado
Contém cerca de 70-80% de proteína, pouca gordura e lactose. É menos processado e mais completo. Normalmente o que se remove é água, lactose e alguns minerais. Ideal se você é atleta. O mais econômico.

Whey Protein isolado
Contém cerca de 90-94% de proteína e é composto de proteína pura, com muito pouco dos outros elementos lácteos. Tem o custo mais elevado. Indicado aos mais sensíveis aos laticínios. O suposto aumento dos efeitos benéficos na síntese de proteínas é exagerado. É o mais processado, pois se remove gordura e lactose, permitindo que você obtenha mais proteína por dose. A desvantagem é que neste processo de fabricação geram-se proteínas desnaturadas e perde-se eficácia proteica.

Whey Protein hidrolisado
É um produto de mais fácil absorção e seus possíveis alergênicos são decompostos em formas inativas. Indicado para atletas de elite para maximizar a absorção de proteínas, mas não o que a maioria das pessoas precisam. Para indivíduos idosos com problemas dentários ou digestão comprometida, pode ser uma boa opção. Não é adequado se você faz dieta keto, pois pode aumentar a glicemia.

Whey de gado alimentado a pasto é melhor
Whey de qualidade é algo raro atualmente. Para ser classificado como um produto de alto nível, precisa ser derivado de leite integral de vacas criadas a pasto e processado a frio. Já foi inúmeras vezes comprovado que o leite de vacas criadas a pasto, que produzam leite A2, apresenta valor nutricional superior. Para mim, whey protein produzido com esse leite é o que oferece o máximo em benefícios.

Vacas criadas no pasto são mais saudáveis do que as alimentadas com ração, que muitas vezes contém produtos transgênicos. Além disso, as vacas de confinamento são criadas em ambiente estressante, quase sempre tratadas com antibióticos e hormônios. Isso é muito comum fora do Brasil, mas, felizmente, no nosso país a maioria do rebanho ainda é tratado com qualidade. O leite de vaca criada a pasto possui maior riqueza nutritiva de suporte imunológico, antioxidantes e proteínas que melhoram o metabolismo.

Propriedades de um whey de qualidade
Grama por grama, o perfil de aminoácidos do whey protein integral, não aquecido, é mais expressivo do que qualquer outro alimento. Ele fornece o maior espectro de aminoácidos essenciais. É muito rico em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que formam músculos, em especial a leucina e o ácido glutamínico, com importante papel na construção muscular.

Whey protein de qualidade tem composição similar ao leite materno, agindo como fonte de compostos imunológicos, peptídeos antioxidantes e nutrientes que melhoram o metabolismo. Ele contém fatores que agem como derivados do hormônio do crescimento, promovendo reparo de tecidos, desenvolvendo músculos e agindo contra os danos do envelhecimento. Então, dá próxima vez que for escolher o seu whey protein, lembre-se desses detalhes.

Supersaúde!
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Referências bibliográficas:
•Medical News Today, June 20, 2017
•Nutrition, June 22, 2017
•Journal of Sports Science & Medicine, 3(3), 118–130
•Volek, “Concentrate, Isolate And Hydrolysate: What It Means,” Nutrition Express
•Nutrition, June 12, 2017
•Livro 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia.
•Livro Leite Cru: A verdade que vai mudar sua vida. Editora Gaia.

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

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