É por isso que você deveria fazer yoga!

Há diversas escolas e formas diferentes de praticá-la

...
Credit......

De uns tempos pra cá, antigas filosofias e disciplinas que melhoram o corpo e a mente têm sido resgatadas e cada vez mais procuradas. As pessoas querem saúde e bem-estar de forma integral, e estão certíssimas!
Uma dessas atividades é a yoga, uma arte milenar indiana, inspirada nos antigos textos hindus. Até mesmo por isso, há diversas escolas e formas diferentes de praticá-la. Seja qual for, hoje vamos nos focar em que a ciência nos tem dito com relação aos seus benefícios para a nossa saúde.

Yoga e DNA

Você pode até achar estranho, mas algumas atividades podem realmente alterar para melhor o seu DNA. Calma, eu explico. Em uma meta análise de 18 estudos, pesquisadores britânicos analisaram mais de uma década de dados sobre a interação dessas técnicas mentais e físicas com os nossos genes.
Observou-se atividade menor do gene de inflamação NF-kB nas pessoas que praticavam atividades de meditação, como a yoga. Em condição de estresse, o NF-kB ativa genes para produzir proteínas chamadas citoquinas, que causam inflamação a nível celular. E a inflamação é o principal fator causador das doenças do mundo moderno.

Yoga a juventude

Pesquisadores da Universidade da Califórnia compararam mulheres que sentiram muito estresse com mulheres sob pouco estresse. Com a mensuração de seus telômeros, estruturas presentes no DNA, eles descobriram que aquelas com alto estresse eram até 10 anos “mais velhas” do que as mulheres com baixos níveis de estresse.

Como as técnicas mentais e físicas, como a yoga, protegem os telômeros, há ativação da telomerase (enzimas que fazem seus telômeros crescerem). Isso promoverá o rejuvenescimento do seu corpo. Em outro estudo, os pesquisadores enfatizaram pessoas para meditarem todos os dias, e em apenas oito semanas eles viram seus níveis de telomerase aumentarem 43%.

Redução do estresse e oxigenação

A sensação de estresse é normal, mas quando se torna frequente, como no mundo moderno em que vivemos, causa prejuízos. Nessa condição, há alterações excessivas no cortisol, o hormônio do estresse. Isso pode levar ao ganho de peso, aceleração do envelhecimento e alterações no seu sistema neuroendócrino, aumentando o risco de doenças como o Alzheimer, por exemplo. Praticar meditação e atividades físicas, ambos presentes na yoga, ajuda na redução dos níveis de cortisol, prevenindo todos esses problemas.

Agora, o que vou te contar agora pode ser uma novidade. Yoga pode melhorar seus níveis de oxigênio! A respiração profunda, conhecida como pranayama, ativa o seu sistema nervoso parassimpático, promovendo um estado de calma, que por sua vez retarda a frequência cardíaca e a digestão.

Você pode fazê-lo sentado ou deitado. Basta colocar as mãos na sua barriga e senti-la expandir à medida que inspira. Em seguida, expanda a respiração nos lados do seu peito inferior, empurrando as costelas para fora. Finalmente, levante sua parte superior do tórax e expande o pulmão. Exale na mesma ordem, do abdômen às costelas, até a parte superior do tórax. Faça isso 5 minutos por dia.

E então? São muitos os benefícios! Que tal pensar na yoga ou em algum outro exercício físico e de meditação para dar um upgrade na sua saúde? Agora é com você!

Referências bibliográficas
•Proc Natl Acad Sci U S A. 2004
•Int J Geriatr Psychiatry. 2013
•Frontiers in Immunology. 2017
•A telomerase como fonte da juventude – www.DrRondo.com
•Meditar, relaxar e se exercitar… Isso vai mudar o seu DNA! – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357