ASSINE
search button

Cadeia velha

Compartilhar

Passou despercebido para muitos o impacto dos depoimentos de ex-dirigentes da Fetranspor, no âmbito da Operação Cadeia Velha, para o destino do todo-poderoso Jorge Picciani. O ex-presidente da Alerj teria sido beneficiado pela decisão da defesa dos colaboradores da Odebrecht de pedir absolvição no caso, alegando que o dinheiro dado a Picciani era de caixa 2 para campanhas e não propina. Mas as informações prestadas pelo colaborador Marcelo Traça, pelo empresário Jacob Barata Filho e pelo ex-presidente da Fetranspor Lélis Teixeira, trouxeram Picciani de volta para o centro do processo e decretam sua morte política. No depoimento de Barata Filho, ficou explícito que o setor de ônibus era alvo de um achaque permanente por parte da Alerj, num esquema comandado por Picciani. O modus operandi era o velho “criar dificuldades para vender facilidades”: periodicamente alguém ligado ao grupo do ex-presidente apresentava um projeto na Assembleia que atingia diretamente as empresas de ônibus e, em seguida, o setor era procurado com a “solução” para evitar que aquele processo fosse para frente. Na Justiça, a Operação Cadeia Velha é considerada para Picciani o que a Calicute foi para Sérgio Cabral.

Araribóia
O Cine Icaraí está sendo chamado de Canecão de Niterói. Após a falência do dono da sala de exibição, o então ministro da Educação Fernando Haddad comprou-o por R$ 14 milhões para que virasse a sede da Orquestra Sinfônica da UFF. Salvou o dono do cinema mas, desde então, nem uma obra sequer foi tocada por lá.

#xatiados
Eduardo Paes tem sido obrigado a defender nas suas entrevistas o deputado Pedro Paulo. Na entrevista ao RJTV fez isso 3 vezes e ainda completou “ pena que não foi eleito “. Os demais deputados não gostaram. Numa entrevista na TV Globo falar bem de Pedro Paulo 3 vezes?

Saudades da Bené
De um desalentado dirigente nacional do PT após vir ao Rio tentar entender os pífios resultados do partido nas pesquisas; “temos aqui o melhor programa de TV que já fizemos em 20 anos, para o pior candidato em duas décadas”.

Coisas nossas
Sem jamais ter uma loja física desde 2004, a Cecconello se firma como uma das maiores lideres de mercado de calçados no país. Nesses dez anos viu suas vendas saltarem de dois mil pares para 15 mil pares por ano. Esse ano a marca começou a operar em território americano. A idéia é expandir as vendas em pelo menos 15%.

De cocheira
Ausente dos palcos desde que começou a filmar o longa sobre Hebe Camargo, Andréa Beltrão fará um intervalo nas gravações para ler trechos de Shakespeare com o amigo Amir Haddad. “Assim que terminarem as filmagens começaremos a ensaiar Antígona, que deve estrear em janeiro de 2019”, diz Haddad, que finaliza empolgado. “É uma peça pra ficar 10 anos em cartaz!!

Bundalelê
No apagar das luzes do governo, o Ministério da Saúde acabou com a obrigatoriedade do CBPF, o Certificado de Boas Práticas Farmacêuticas. Ele atesta que os medicamentos foram feitos dentro de determinados preceitos. A retirada da exigência deixou cabreira até a indústria nacional. O que se comenta nos corredores do ministério é que não será surpresa se pintar até o fim do ano uma grande compra de país ou fornecedor que não tinha o CBPF.

---------

LANCE LIVRE

O PEN Clube promoverá amanhã mais uma edição do seu café literário, com debate sobre o livro “A Muralha”, de Dinah Silveira de Queiroz, coordenado por Luiza Lobo e Alcmeno Bastos. A feira de moda, arte e gastronomia, Balzak40, em sua 8ª edição, tem seu segundo dia hoje, na Cobal do Leblon.