IESA RODRIGUES
Amigo urso
Publicado em 03/09/2022 às 06:30
Iesa Rodrigues JB
Onças, zebras e leopardos devem se preparar para serem substituídos no reino animal da moda: o bicho do momento é o urso!
Desde que o primeiro urso de pelúcia (na verdade, era mohair) foi criado em 1903 na firma alemã Steiff e apelidado de Teddy Bear em homenagem ao presidente Theodore Roosevelt (segundo a História, na Wikipedia, que detestava ser chamado de Teddy) que se recusou a matar um urso em uma caçada no Mississipi _ mas mandou outro caçador matar, porque o animal já estava ferido. Desde então, depois de fabricados também nos Estados Unidos, os ursinhos são presenças importantes não só entre os brinquedos infantis, mas também , como sinal de afeto, presenteados para adultos.
Versões para vestir
A primeira marca a usar várias versões do urso é a Polo, do Ralph Lauren. Depois de pedir a Audrey Schilt, uma das criadoras veteranas da marca, para criar algo icônico, além dos cavalinhos, começaram a surgir os ursos vestidos de terno, de bombeiro, suéteres e casacos variados. O sucesso do conceito é tamanho, que Audrey deve lançar uma série de desenhos de ursos como NFT (aquela história de non fungible tokens, preciosidades do metaverso).
Em seguida, em coleções recentes, o também americano Marc Jacobs lançou a linha Heaven, cujo símbolo é um urso...de duas cabeças! Apesar do logo estranho, é uma coleção admirável, com looks completos no site, em vez de mostrar apenas as peças para vender. Os looks valem a visita, para se entender um dos prováveis caminhos da moda. Há desde cordões com pingentes do urso até o próprio como adereço em um boot.
Na marca coreana Tempus, que veste boa parte dos ídolos do Kpop, o ursinho sentado é xadrez. Decora bonés, suéteres e camisetas. Quem quiser ter um destes pode encomendar, que a Tempus entrega direitinho no Brasil. Vem via Alasca, em poucos dias. Só que quando chega no Brasil, o imposto é mais caro do que a peça e o frete proposto pela marca.
E a mais nova adesão ao universo dos ursos está na Hahaha, série de colaboração do cantor britânico Harry Styles com Alessandro Michele, da Gucci. Mais uma vez, tenho que chamar a atenção para o trabalho deste diretor de criação, que conseguiu dar à Gucci o mesmo sucesso dos anos 1990, quando Tom Ford assumiu a grife italiana, então considerada “roupa de idosas milionárias”, como era definida. A Hahaha deve agradar com suas estampas de frutinhas e flores, além dos ursinhos zangados, porque Harry Styles fará turnê a partir de maio de 2023, e o assunto da venda dos ingressos já é trend top no Twitter.