IESA RODRIGUES
Perfume, especialidade para poucos
Publicado em 04/04/2022 às 12:25
Iesa Rodrigues JB
A perfumaria é uma das especializações mais restritas: segundo pesquisas, existem mais astronautas do que perfumistas. Este universo de rosas, lírios, âmbar, madeiras, frutas cítricas e até pimentas volta a ser revisto por leigos, como arquitetos, e pelos grandes criadores de moda - é a tradição: os desfiles de Alta Costura existem para vender bolsas e perfumes.
A perfumaria faturou quase 45 bilhões de dólares no mundo em 2020, segundo a empresa Euromonitor International, global de pesquisa de mercado. Os Estados Unidos atingiram 18,26% deste total e o Brasil, segundo maior consumidor do mundo, chegou a 12,26%. Em terceiro vem a Alemanha, longe, com 5,11%.
Os clássicos
O tempo não diminui a fama de um Chanel número 5 (nome derivado da quinta amostra selecionada por Coco Chanel na hora de decidir a fragrância), um L'Air du Temps, da Nina Ricci (a embalagem com dois pássaros, é motivo de disputa dos colecionadores), um Shalimar, da Guerlain. São tradicionais, e há quem os identifique como favoritos de avós. Lançar versões, mudar as embalagens ou apelar para novas campanhas são algumas maneiras de rejuvenescer estes produtos.
Os assinados
Estas são alguns nomes importantes no atual universo perfumado:
Quentin Bisch, master perfumista da Givaudan, empresa líder global no setor de fragrâncias, assina o Kenzo Homme Eau de Toilette Intense.
Leandro Petit, também da Givaudan, criou o Jequiti Ana Hickman, perfume da apresentadora. O pretexto do Dia das Mães traz a fragrância frutada e floral, perfeita para mulheres vaidosas e radiantes, como a própria Ana. Combina a delicadeza das pétalas brancas do corpo floral combinadas às notas de maçã, framboesa, peônia, flores brancas, âmbar. A campanha de lançamento reduz o preço de R$ 139 para R$ 109
Falando em preço, Tom Ford não é perfumista, mas sabe valorizar o que cria. Vamos contar do Neroli Portofino, que combina flores e folhagens da costa italiana, mais o âmbar, para garantir a fixação. Embalagem bonita, perfume exótico. E o preço? R$ 1.575 segundo pesquisa feita em 2 de abril de 2022.
Halston e Calvin Klein são outros dois americanos importantes neste setor cheiroso. Halston criou fragrâncias secas, marcantes e duradouras, em frascos marrons, na onda contrária aos produtos delicados e femininos dos anos 1960/70. Calvin Klein abriu o caminho dos perfumes sem gênero. E Ralph Lauren, enquanto não se aposenta, até hoje deve viver do Polo, um dos maiores sucessos comerciais da perfumaria. Ah: Carolina Herrera: o forte dela é a embalagem, exemplo: o frasco em forma de escarpin. Agora lançou 212 Rosé, chamando para uma Private Party em NYC. Estranho: o mesmo nome, 212, de um perfume do Calvin Klein.
Do pessoal que desfila em Paris, a Chloé, marca favorita de executivas, e o belga Dries van Noten apostam em bases clássicas como o âmbar, cítricos, mandarine e rosas. Da Chloé é a Eau de Parfum Naturelle.
A brasileira Angelica Flores desenvolve perfumaria de ambientes na França. Com a pandemia há uma valorização das essências para ambientes, que valorizam a casa. " Cada vez mais, as fragrâncias são inseridas no nosso dia a dia: nos hábitos de higiene, nos rituais de beleza e até mesmo em espaços corporativos, com a chegada do marketing olfativo. E é aí que entra a verdadeira revolução dos perfumes de ambiente. Eles estão presentes em diversos momentos do nosso dia, atuando no nosso inconsciente e influenciando comportamentos", aponta Angélica.
Neste caso, lembramos do sucesso do perfume ambiente Vento, da Osklen, que tinha lista de espera na loja de Tóquio.
A joalheria Monte Carlo lança Soleil, com notas de bergamota, florais de rosas e iris e um fundo de baunilha e…patchouli! O ingrediente típico da era de Paz e Amor, dos anos 1970, ganha esta função moderna e atemporal.
Nem sempre perfume é um líquido ou um gel. A coleção da Paula Raia tem modelos que lembram fragrâncias delicadas. Como este modelo com aplicação de flores.
O arquiteto Quintino Facci montou um belo loft na Casa Cor de Ribeirão Preto em 2021. Inspirado pelo nome da namorada, Waleska, formatou o espaço em W e ganhou o prêmio de ambiente mais bonito. O melhor: criou uma essência ambiente, que foi o produto mais vendido da mostra.
Nova onda
A onda orgânica chegou aos perfumes. De preferência que sejam também veganos e cruelty free, sem falar na intenção sem gênero.
O melhor exemplo desta mudança é a Coty, uma das maiores empresas de beleza do mundo, que iniciou a produção dos primeiros perfumes feitos a partir do etanol capturado por carbono. Fabricados na unidade de Granollers, cidade da Espanha, a iniciativa sinaliza o plano de integrar o etanol sustentável nos seus perfumes até o final de 2023. A base da inovação é o etanol CarbonSmart, produzida pela Lanza Tech, empresa líder em ingredientes sustentáveis
Quem se animou a seguir esta profissão tão delicada deve saber que, assim como a Medicina e a Engenharia, a perfumaria também tem diversos segmentos, áreas específicas, como a perfumaria convencional, com ingredientes sintéticos, a perfumaria natural, a de uso pessoal para a indústria cosmética, os perfumes de ambiente e o marketing olfativo. O trabalho pode incluir criar perfumes para sabão de lavar roupa, detergentes, papéis de forrar armários.
O que é
212: código DDD de Nova York
Âmbar (ou âmbar gris): substância regurgitada pela baleia cachalote. Eca!
Marketing olfativo: atividade da moda. Tem até cursos online explicando esta ferramenta da comunicação, que trabalha a área sensorial do consumidor através do olfato. Quer dizer: vender ou marcar presença através dos cheiros para benefícios comerciais.
Neroli: óleo dos mais refinados, tirado das flores de laranjeira amarga