Moda e Estilo

Por Iesa Rodrigues

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IESA RODRIGUES

Um grupo preto

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Publicado em 19/02/2022 às 10:33

Alterado em 19/02/2022 às 21:52

Iesa Rodrigues JB

Como lançar uma marca de vestir? As estratégias variam desde uma participação em eventos ou feiras, até um video caprichado no TikTok. Outra escolha é formar um grupo coerente.

Esta foi a opção de 20 marcas assinadas por designers pretos. As marcas: Bela Aberração, Pormenor, Suzuh Collection, Umahluko, Moda Eiko, Orooman, Gan Brand, Brenoo, Use Chapa, Gondor, Ohlograma, Projeto Recicle, Olha o Corre, Atelier Chilaze, Loja Eneágono, Lifestreet Club, Ohime Galm, Kramuglyboy, Vitoriana Acessórios e Cíclica. Este grupo levou seus trabalhos para o Beco do Rato, na Lapa, convocou a stylist Mari Bruxa e uma diretora de criação, Sylvia Vitoriano, para fazer a campanha de lançamento.

Fala Sylvia, "acredito que a moda seja uma importante ferramenta de comunicação e expressão e dentro das favelas cariocas isso não é diferente. A moda carioca é ditada pelas periferias locais, assim como a música, a dança, a comida, a cultura… Tudo isso é construído dentro das favelas e readaptado no asfalto”.

 

Macaque in the trees
Looks periféricos para o uso urbano: camisa social branca, bermuda e gorro preto / b2en0o Gondor; camisa estampada, jaqueta preta e calça de vinil vermelha / Lifestreet Club, Umahluko; colete cinza e calça preta / Pormenor, Moda eiko, projeto Recicle, Olha o Corre (Foto: Rodrigo Oliveira / divulgação)



O elenco das fotos contou com Ana Paula Patrocínio, Fabis Preta, Caio Guimarães, Jonathan Neguebites, Ikaro Santilhana, Marlon Marinho e Bea Lopes.

 

Macaque in the trees
Vestido rede vazado e jaqueta azul / Oroomin, Ohlograma, Suzucollection (Foto: Rodrigo Oliveira / divulgação)

 

E daí? Qual pode ser o resultado desta ação? Como entender o conceito das coleções, em looks misturados com marcas consagradas, como a Adidas? A Adidas patrocinou? Se foi isto, bastava uma menção. O fato de ser um time ajuda a destacar as marcas? Um olhar experiente repara nas bolsas, no look verde com cordões dourados, na beleza das modelos, na atitude dos caras.


Macaque in the trees
Colete e saia verdes com aplicações correntes douradas / Gah Brand e Use Chapa (Foto: Rodrigo Oliveira / divulgação)

 


Macaque in the trees
Camiseta branca, bermuda preta e bolsas entrelaçadas / Lifestreet Club, Projeto Recicle (Foto: Rodrigo Oliveira / divulgação)

 

Há uma evidente vontade de dar um recado, de marcar presença, enfatizando o fato de serem pretos.

 

Macaque in the trees
Estilo fitness ousado, com macacão transparente e jaqueta roxa / Ohlograma, Suzuhcolletion, Olha o Corre, Ohime_glam (Foto: Rodrigo Oliveira / divulgação)

 

Mas vontade não basta. É preciso mostrar o trabalho, sem medo. Que exista um grupo, ótimo. Mas as fotos devem ser exclusivas de cada marca, pelo menos 2 ou 3 looks. O fator comum é a cor dos participantes? Melhor seria justificar como Periféricos (um bom nome), porque diretores de criação pretos já fazem sucesso na moda internacional. Alguns exemplos, o Virgil Abloh, que infelizmente já partiu desta vida, e antes revolucionou a Louis Vuitton. Ou o Xuli Bet, senegalês que atua em Paris, cheio de prêmios de moda.

Pensem nos asiáticos, começando pelo Kenzo, que conquistaram editores e compradores sem apelar para o fato de virem do Oriente. Fizeram a diferença, competindo com os famosos parisienses, pelas suas criações.

Apostem no valor dos seus trabalhos, valorizem o grupo. Mas pensem em impor estilos, não apenas origens.

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