Moda e Estilo

Por Iesa Rodrigues

[email protected]

IESA RODRIGUES

Lenny Niemeyer: alta costura ou alto verão?

.

Publicado em 22/11/2021 às 12:52

Iesa Rodrigues JB

Tudo diferente: o encerramento da edição 52 da SPFW foi no Rio, mais precisamente em Niterói. Em vez de um Lino Villaventura ou um Reinaldo Lourenço, nomes que tradicionalmente desfilam em São Paulo, foi Lenny Niemeyer, santista baseada no Rio de Janeiro. E a maior diferença: maiôs e biquínis foram minorias no desfile.

 

O que se viu


Macaque in the trees
Longos e capas deram o conceito de cores e volumes (Foto: Ines Rozario)

 

Longos e capas deram o conceito de cores e volumes (foto Ines Rozario)
Provavelmente para fazer jus ao Caminho Niemeyer, uma bela obra arquitetônica, a maior parte da coleção mostrou construções como capas ou coberturas para conceituar as referências em coleções passadas. A cartela foi demarcada tanto de estampas flamejantes ou marinhas, até lisos em vermelho, verdes, roxo. Pelo lado prático, nestas séries nota-se a volta das pantalonas, proposta coerente com a elegância da Lenny.

 

Macaque in the trees
Biquíni formado por retângulos pretos (Foto: Ines Rozario)

 

Nas peças para praias e piscinas (ou iates e cachoeiras, como quiserem) predominam as geometrias, como se os biquínis fossem formados por retângulos pretos. Ou há a lembrança da coleção Botânica, com partes flutuantes na frente dos maiôs.

 

Macaque in the trees
Maiô com partes flutuantes, como na coleção Botânica (Foto: Ines Rozario)

 

Macaque in the trees
Entalhes circulam com cores os maiôs arquitetônicos (Foto: Ines Rozario)

 

O mais importante é a arquitetura: a maior parte dos modelos é produto de uma habilidade em criar reviravoltas de tecidos, que viram grandes babados enviesados de um lado dos corpos. O efeito é de ateliê de Alta Costura, mais até do que de alto verão.

 

Macaque in the trees
Camadas enviesadas, pregueadas ou plissadas lembram a Alta Costura (Foto: Ines Rozario)

 

Macaque in the trees
Camadas enviesadas, pregueadas ou plissadas lembram a Alta Costura (Foto: Ines Rozario)

 

Macaque in the trees
Grandes mangas presunto nos modelos de estampas manchadas (Foto: Ines Rozario)

 

Para as festas de verão, nada como os leotards estampados, com grandes mangas-presunto.
Para todas

 

Macaque in the trees
Moda praia também no plus size (Foto: Ines Rozario)

 

O elenco de modelos seguiu os protocolos da inclusão. Isto é, com beldades brancas, louras, morenas, negras, magras e gordas. Por sinal, estas que vestiram a linha plus size não se diferenciaram das companheiras, desfilaram com aquele mesmo ar neutro obrigatório nos desfiles.

 

O evento

Não vou dizer que foi fácil chegar ao local. Sem o GPS talvez estivesse até agora rodando por Niterói. Mas é um lugar que vale conhecer, com a marca do Oscar Niemeyer, sogro da Lenny, que foi casada com o Dr. Paulo Niemeyer, recém-eleito membro da ABL.

Bonito, mas não foi bem aproveitado para um desfile. Faltou iluminação, a plateia ficou afastada demais das modelos. Em compensação, as qualidades: atraso praticamente zero, começou às 17h15; foi um espetáculo de criatividade e coerência, como se contasse a história dos 30 anos da grife.

No final, ainda com a luz do dia, mais coerência: os convidados se reuniram para uma happy hour ao ar livre. Impossível, um evento acontecer sem festa, se a marca tem a elegância da Lenny, além de mestra na moda, uma das grandes anfitriãs da cidade.

Tags: