Moda e Estilo

Por Iesa Rodrigues

[email protected]

IESA RODRIGUES

Tendência: ESG

.

Publicado em 14/08/2021 às 10:51

Alterado em 17/08/2021 às 18:03

Iesa Rodrigues JB

ESG (Environmental, Social and Corporate Governance): esta é a expressão do momento. Designa o cuidado com o ambiente do ponto de vista social ou ambiental. Mais uma para a lista de palavras e siglas como sustentabilidade, descarte, reciclagem, reuso, upcycle, ressignificar e muitas outras, até meio fora de moda, como a própria expressão “ecologicamente correto”.

Macaque in the trees
Modernos e exclusivos, os óculos da Yoface saem de impressoras 3D (Foto: divulgação)

A moda é um dos maiores fatores de poluição do planeta. As indústrias lutam para reduzir o consumo de água nas lavagens dos jeans e das químicas de tingimento e curtição dos couros, que sobram para as águas. Há substituições por fibras feitas a partir de garrafas pet, dos tingimentos com folhas e chás, do incentivo ao artesanato.

Macaque in the trees
ESG, sigla da proteção ao meio ambiente (Foto: Ambiental Mercantil / divulgação)

Grandes estoques parados acabam precisando de recursos extras, como energia e locação de espaços. Várias marcas estão reaproveitando tecidos e peças de outras coleções para esvaziar os estoques.
A moda consciente já anda aplicando os preceitos do ESG, desde acessórios até a própria construção da loja. Seguem alguns bons exemplos:

As aplicações práticas incluem óculos. Os modelos feitos em impressoras 3D da Yoface utilizam Poliamida 12, ou PA12, material que permite aproveitamento de 100% da matéria-prima e pode ser reutilizado em uma nova mistura, evitando o desperdício, sem poluir o meio ambiente. Mais: o processo garante a exclusividade dos óculos, já que é possível criar designs diferentes.

Macaque in the trees
Tênis da Piccadilly feito de PET e fios têxteis descartados (Foto: divulgação)

A Piccadilly lançou a linha de tênis So.Si, feita com três e meia garrafas PET em cada par e mais 17% de fio recuperado de sobras da indústria têxtil.

De acordo com Ana Carolina Grings, vice-presidente da Piccadilly, estes modelos estão alinhados aos valores da marca. "Desenvolver uma coleção que oferece design e sustentabilidade é muito gratificante. É a confirmação de que conforto e consciência ambiental podem caminhar lado a lado. A linha So.Si sempre trouxe inovação ao mercado e, ao oferecer um calçado sustentável, marca mais um ponto neste quesito", conta Ana Carolina..

Macaque in the trees
Loja da Bagaggio no conceito de reaproveitamento de mobiliário e iluminação (Foto: divulgação)

Não só nos produtos vemos o esforço de seguir a nova ordem. O projeto da loja Bagaggio no Madureira Shopping segue o conceito de reaproveitamento. Os móveis são de outras lojas da rede remodeladas, devidamente ressignificados. A iluminação e a fachada são as mesmas da loja antiga. Em 85m2 de área de venda foram evitados demolições e descarte de materiais. A rede de itens de viagem, bolsas e acessórios diversos deve chegar aos 80 anos com mais 20 lojas, até 2025 todas elas estarão neste formato. Outro detalhe importante: mesmo com as restrições de viagens (por causa da pandemia), que poderiam provocar poucas vendas de malas, a Baggagio planeja em 2022 crescer seis vezes no e-commerce e aumentar em 60% o volume de vendas em geral.

Um estudo do Rio Ethical Fashion mostra dados relevantes sobre causas e efeitos do ESG: primeiro, que o consumidor tem pouca informação sobre os impactos ambientais do setor e por isso resiste a pagar um preço mais alto por produtos sustentáveis. Depois, que as marcas que estão se adaptando e inovando tendo como base estes valores mais sustentáveis têm se tornado casos de sucesso. E em terceiro lugar, que, no curto prazo, haverá revisão das relações de trabalho, melhorias nos processos produtivos e início de um sistema de conscientização do consumidor.

Tomara que passado o susto do Covid-19 estas ações continuem atendendo aos preceitos do ESG.

Tags: