
IESA RODRIGUES
Tênis entre demônio e fada
Publicado em 02/08/2021 às 23:01
Alterado em 02/08/2021 às 23:01

Olimpíadas provocam a vontade de renovar...os tênis! Assim como no futebol, os pés dos atletas chamam a atenção pelas novidades. Ou simplesmente porque apareceram calçados por participantes que ganham medalhas.
Ao mesmo tempo, são lançados modelos de muitas marcas. Uma delas está gerando polêmica nos Estados Unidos, pela campanha considerada uma ode ao satanismo. O modelo é o TurboDRK, da linha DRKSHDW, lançada em 2005 pela Converse, assinado por Rick Owens, estilista americano altamente criativo, que desfila em Paris. A campanha atual mostra um casal com as duas versões do modelo (cano alto e o clássico, em preto e branco), formando uma figura que tem sido associada ao pentagrama mágico, uma possível representação de Satã. Nos comentários dos seguidores de Owens há quem diga que está chocado, outros prometem rezar por ele, ou que em vez das trevas ele traga a luz.

Anjo inspirador
O anjo que se desviou do bom caminho e se transformou no Diabo inspira criações em música e filmes. Ele se apresenta com o verso Pleased to meet you, de Sympathy for the Devil, dos Rolling Stones. Está no recém-lançado álbum Renaissance, do grupo coreano Super Junior, na faixa Devil. E foi muito bem representado por Luis Melo no filme O Auto da Compadecida.

Para Rick Owens, egresso dos conceitos punk e rock, a justificativa é simples :
“Sempre uso este pentagrama, por razões ocultas de adolescente. É uma maneira de organizar pensamentos e sistemas. E em tempos como estes...com todas as associações possíveis. Gosto do fato de se referir a um sistema alternativo.Um modo de viver fora do padrão”.
Supostamente, o público associar o lançamento ao personagem satânico tira da rotina a marca de tênis Converse, que no Brasil é mais consumida pela linha All Star. Por enquanto o TurboDRK só está à venda nos Estados Unidos, ao preço de US$ 80. Um tênis da Converse normalmente custa em torno dos 50 dólares.
Olimpíada esgota

Outro tênis que faz sucesso, com motivos opostos ao do Converse é o Nike SB Shane, principalmente em branco. Porque foi usado por uma fadinha: Rayssa Leal, a menina brasileira do skate, medalha de prata em Tóquio. Ela atua no vídeo da campanha da marca. O modelo criado para o skate, já esgotou, provocando ansiedade nos brasileiros com circulam pelos shoppings de Orlando, na Flórida. O tênis da Fadinha também custa US$ 80.
Clássico jurássico

Enquanto os concorrentes apostam em impacto, a Reebok lança uma linha de roupas e tênis com a licença da saga Jurassic Park. Muito colorida, em variações de solados para várias atividades esportivas, as roupas lembram o figurino dos personagens dos filmes, com direito aos coletes e moletons. O Jurassic Park Instapump Fury OG custa US$ 200, sem desconto para estudantes nem promoções.