Reviravoltas estratégicas

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Mesmo que se espere que o hábito de fazer compras remotamente permaneça depois de debelada a pandemia, as marcas surpreendem com a forma de renovar suas estratégias de vendas ou de marketing. A China é pioneira na compra por e-commerce - basta lembrar do sucesso do site AliBaba -, onde esta ferramenta de varejo já movimenta cerca de US$ 200 bilhões. No mundo, segundo pesquisa da Research and Markets, o novo formato de vendas ao vivo, que faz parte do e-commerce, deverá movimentar até US$ 600 bilhões até 2027.

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Mais de 400 sapatos no sistema self service na rede Constance (Foto: Divulgação Constance)


Franquias de self-shoes
Mas o varejo presencial também não pára. Um exemplo é a mineira Constance Calçados, fundada em 2003, que criou o conceito Self-Shoes das 180 lojas franqueadas em 19 estados. É a franquia que mais cresce no Brasil, graças a este jeito fácil de comprar: são mais de 400 opções de calçados femininos, em numeração de 33 a 42, além de bolsas e acessórios. Em 2020 a Constance inaugurou 30 lojas e em 2021 a rede deve abrir mais 30 franqueadas, sem deixar de lado o Constance em Casa, serviço de delivery das coleções.

Novos endereços e cores

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Em torno da piscina de um resort na Califórnia, espreguiçadeiras da Dior (Foto: Mikaela Hamilton Steinwedell/WWD)

Mais duas surpresas inovam o panorama da moda de luxo. A primeira, a inauguração nesta semana da pop-up store (loja temporária) da Dior no resort Rosewood Miramar Beach, no bairro de Montecito,em Santa Barbara, na Califórnia. A casa decorada com espreguiçadeiras, redes, pranchas e almofadas em estampa Toile de Jouy abriga a coleção de roupas e acessórios deste verão. O projeto Dioriviera é abrir 18 pop up stores pelo mundo ainda neste verão. Detalhe: Montecitos é lugar favorito de milionários e celebridades. Sabem quem está (ou estava, nunca se sabe) morando lá? O casal Harry e Megan, donos de uma mansão de US$ 14,7 milhões.

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O choque da mudança do azul para o amarelo, na Tiffany &Co (Foto: Divulgação Tiffany´s)

A princípio, a segunda surpresa parecia uma trollagem de primeiro de abril : a Tiffany trocaria o azul tradicional por um amarelo vibrante. Mas é verdade, a fachada da loja de Rodeo Drive (tudo acontece na Califórnia) já está amarela! Alexandre Arnault (filho do super CEO Bernard Arnault) do marketing do grupo LVMH ao qual pertence a joalheria, revelou: ``A mudança para o amarelo é um passo para aparecer nas midias sociais e ao mesmo tempo atrair para admirar a loja os visitantes que saem para vacinar”

 

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Já é possível comprar um Porsche no Rio (Foto: Site Porsche)

Luxo usado

As estratégias chegam a dar sustos: quem não sonha em ter um Porsche na garagem? Pois acaba de ser inaugurada a primeira loja de seminovos certificados no Rio de Janeiro, seguindo os projetos da matriz alemã. O investimento de R$ 10 milhões resultou no Showroom Porsche Pre-Owned, espaço de 500 metros quadrados divididos em áreas de atendimento, lounges de confraternização para os clientes dispostos a decidir se sairão com uma versão híbrida ou elétrica do carro.com menos de 14 anos de uso e garantia estendida de 12 meses. A iniciativa foi dos sócios Rubens Botteri e Eytan Lubicz, para quem a venda de carros pre-owned (vulgarmente conhecidos como usados) é um sonho antigo. "O carioca desejava esse espaço elegante e, ao mesmo tempo, mais acessível aos compradores locais". Não é surpreendente que haja este mercado nesta época e nesta cidade?

Beleza global

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O perfume com pincel tem ingredientes exclusivos na França (Foto: Divulgação Boticário)
 

No Brasil, o setor de beleza também surpreende. Não seria novidade a notícia de que a Natura entraria nas Bolsas de Valores do mundo. Depois de comprar a americana Avon e a britânica Body Shop, é uma marca respeitável globalmente. A Boticário supera a imagem de produtos baratos e lança o perfume Lily Absolu em versão com pincel como aplicador. Mas a surpresa não é esta: a marca baseada no Paraná simplesmente é responsável pelo cultivo dos lírios que estavam quase extintos. As plantações perfumam os ares de Grasse, capital francesa da perfumaria, na região da Provence, na França. Uma consequência desta estratégia é o fato do Lily Absolu ter sido o produto mais vendido em Dubai, em outubro de 2020.

Sapato virtual

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Gucci lança tênis virtual (Foto: Divulgação Gucci)

Enfim, voltando ao universo online, uma loucurinha: a Gucci exagera no proveito das redes sociais, lançando o tênis Gucci Virtual 25. Com direito a logo aparente, podendo optar por cores como verde, azul ou rosa e pagando apenas R$ 50, quem comprar o modelo poderá usá-lo à vontade. Desde que seja só nas redes sociais, porque é coerente com o nome: ele existe apenas para ser calçado online, com filtros em aplicativos em AR (realidade aumentada)



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O perfume com pincel tem ingredientes exclusivos na França
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