ASSINE
search button

Abertura da exposição "Emeric Marcier", na Galeria Evandro Carneiro Arte, no Gávea Trade Center

Marcos Rodrigues -
Jessy Callado e Laís Chamma
Compartilhar

Macaque in the trees
Jessy Callado e Laís Chamma (Foto: Marcos Rodrigues)
Macaque in the trees
Mario e Clelia Mendonça (Foto: Marcos Rodrigues)
Macaque in the trees
Paulo Villela e Mathias Marcier (Foto: Marcos Rodrigues)

Escola de Dança é inaugurada

Na última quarta-feira, 12, aconteceu a inauguração da Âmbar Escola de Dança, em Niterói. A escola, que tem mais de 20 anos de tradição e se originou em Macaé, abriu sua primeira filial em outra cidade e conta com ninguém menos que Ana Botafogo, que se associou à marca e é supervisora técnica da nova unidade. Com ela no comando, belos e grandiosos projetos devem fazer parte da agenda cultural niteroiense e carioca. No dia da inauguração, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus e Erica Mendes, fundadora e diretora da Âmbar, marcaram presença.

Revista Times é comprada

A Revista Time é uma das mais conhecidas no mundo, e possui a maior circulação do planeta entre publicações semanais. Estamos falando de um público de cerca de 26 milhões de pessoas, sendo 20 milhões apenas nos Estados Unidos. No início desta semana, a revista foi comprada por Marc Benioff, cofundador da Salesforce, uma das maiores companhias de software do mundo. Marc Benioff é um dos empresário mais respeitáveis no Vale do Silício, principalmente pelas ações filantrópicas de suas empresas e pelo apoio publicamente declarado à Hillary Clinton nas eleições para presidente dos EUA em 2016. De acordo com o The Wall Street Journal, a negociação entre a editora da Times e Benioff teria alcançado o valor de US$ 190 milhões, cócegas na conta bancária de quem apenas no ano passado faturou cerca de 8 bilhões de dólares. Apesar do alto valor pelo qual a revista foi vendida, a situação dentro da publicação era insustentável. Há algum tempo, a editoria responsável pela Times havia colocado o título à venda, junto a outras três revistas: Fortune, Money e Sports Illustrated, sendo que essas ainda estão sendo negociadas com possíveis interessados. Um dado curioso sobre a Times é que ela se notabilizou internacionalmente ao promover a nomeação de Pessoa do Ano, realizada desde 1927. Por essa notável premiação já passaram figuras controversas, como Adolf Hitler e Josef Stalin. Mas, também, importante lembrar, passaram alguns brasileiros. Entre esses, Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Artur da Costa e Silva, o diplomata Osvaldo Aranha e Neymar. Quem também passou por lá, mas não como personalidade do ano, foi a presidente Dilma Rousseff, eleita como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista.

A história do gato Rubinho

A justiça carioca saiu em defesa de um gato, o Rubinho, célebre personagem nas dependências da galeria do Condomínio Cidade Copacabana, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. Rubinho ficou famoso por fazer a festa de comerciantes e transeuntes da Galeria. No entanto, o Conselho da edifício proibiu a circulação do gatinho, e este, por decreto, foi obrigado a passar o dia todo preso. Esta situação causou uma indignação generalizada entre os clientes, que criaram um abaixo-assinado com milhares de assinaturas para pressionar pela liberdade de Rubinho. Nesta segunda-feira, em decisão liminar, a Justiça carioca determinou que o Condomínio Cidade Copacabana permita a circulação do gato “Rubinho” nas dependências da galeria e deixe de aplicar multas ao seu proprietário. Na decisão, a juíza afirmou que “analisando os autos, verifico que não consta na Convenção do Condomínio qualquer vedação à circulação de animais domésticos o que evidencia, a princípio, a abusividade da imposição da multa”. Liberdade, Rubinho!

Onde elas quiserem

Lugar de mulher é onde ela quiser, não tem jeito, e tampouco discussão. O “Projeto Mão na Massa”, que capacita gratuitamente (com bolsa de custos) mulheres para trabalhar na área da construção civil, é a prova disso. Serão 60 vagas para o curso de seis meses promovido pela Petrobras em São Gonçalo. Nesta segunda-feira, 17, começaram as inscrições. A preferência é para mulheres de baixa renda, que tenham entre 18 e 45 anos. Os cursos disponíveis são para pedreira, carpinteira de fôrma, pintora e eletricista em canteiro de obras. Além da qualificação gratuita, as alunas irão receber passagem, alimentação, bolsa-auxílio nos últimos três meses, kit de ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPI). Depois de formadas, as operárias podem trabalhar como meio oficial, cargo acima do de servente de obra.

São Clemente forte para 2019

A São Clemente quer título em 2019 na Sapucaí. A escola continua focada em seus esforços para se superar no desfile de Carnaval do ano que vem, e, para isso, acertou neste final de semana os últimos detalhes que faltavam para a participação da cantora Larissa Luz, protagonista e sucesso absoluto no espetáculo “Elza - O Musical”. Ela fará parte do time de canto da São Clemente, e desfilará ao lado dos intérpretes Leozinho Nunes e Bruno Ribas. A cantora foi indicada ao Grammy Latino de 2016 na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com “Território Conquistado”.

Parada Gay na praia

Com direito a homenagens a Mr. Catra e participação de Valesca Popozuda, a 1° Parada LGBTI de São Conrado, no domingo, promete agitar a cidade. A organização da passeata espera receber 1 milhão de pessoas.

O Batismo das filhas de Ivete

Neste domingo, a cantora Ivete Sangalo batizou em Salvador, na Bahia, as gêmeas Helena e Marina, em uma uma celebração íntima, destinada apenas aos familiares. A cerimônia aconteceu na Igreja de Santo Antônio da Barra, construída pelos jesuítas no século XVII, no alto de uma colina, com vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos. O registro da celebração foi postado na rede social da cantora, que posou ao lado do marido e dos filhos.

Futebol e homofobia

Neste domingo, 16, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, torcedores do Atlético Mineiro cantaram para a torcida adversária: “Ô cruzeirense, toma cuidado: o Bolsonaro vai matar veado”. O cântico viralizou nas redes sociais, e o próprio Atlético Mineiro se posicionou lamentado o ocorrido. “Reiteramos nosso repúdio a quaisquer gestos de preconceito ou de incitação à violência”. A “brincadeira” em um local que ainda não acolhe as minorias como deveria, pois é o futebol, afinal, um espaço democrático, tem rendido multas à CBF e aos clubes de futebol. Apenas em 2017, a Fifa multou o futebol brasileiro cinco vezes, sendo que o montante a ser pago à entidade internacional chegou a 336 mil reais.

Racismo em pauta

Uma página no Facebook chamada “Alerta Copacabana”, com cerca de 30 mil usuários, está sendo duramente criticada pelos seus usuários por uma postura racista em um post. No último final de semana, agentes da Rio+Seguro apreenderam dois menores que roubavam na praia de Copacabana. Em uma postagem para denunciar este acontecimento, o administrador da página escreveu: “Entendem agora porque a polícia aborda e revista pessoas com esse perfil? Não tem nada a ver com racismo, e sim com o fato de que entre 10 casos, 7, pelo menos, os autores têm esse perfil”. O perfil a que ele se referia, claro, eram pessoas negras. Lamentável…

--------------

Velório High Tech - Luzes coloridas, música personalizada, chuva de pétalas e projeção de imagens. O futuro já chegou às cerimônias de despedida no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju. Todas as inovações são controladas na ‘palma da mão’ por um tablet. Mas os recursos tecnológicos não param por aí. É possível fazer transmissão online de velórios e transformar as cinzas em diamante. A novidade estará disponível a partir de 26 de setembro, quando o complexo será entregue aos cariocas.

-------------

Com João Francisco Werneck

Marcos Rodrigues - Mario e Clelia Mendonça
Marcos Rodrigues - Paulo Villela e Mathias Marcier