Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Nasa captura impressionante vídeo de nuvens que brilham à noite

Jornal do Brasil

Em certo período do ano, nas regiões polares da Terra e logo após o pôr do sol, às vezes é possível ver nuvens elétricas azuis bem alto no céu.

Nasa conseguiu gravar um fenômeno atmosférico raríssimo — nuvens que brilham à noite, ou seja, noctilucentes, comunica a edição Science Alert.

A missão PMC Turbo da Nasa foi realizada em cinco dias do mês de julho. Cientistas lançaram do polígono de lançamento de foguetes Esrange, Suécia, para a mesosfera um balão enorme com sete câmeras de alta precisão e aparelho LIDAR, capaz de detectar, identificar e determinar distância com ajuda de luz.

A missão conseguiu reunir seis milhões de fotos.

Pesquisadores esperam que os dados obtidos permitam entender melhor a estrutura da atmosfera superior da Terra para aperfeiçoar previsão do tempo.

Nuvens noctilucentes são aglomerações de nuvens mais altas na mesosfera que surgem a distâncias entre 70 e 95 quilômetros. Para sua formação é preciso grande quantidade de vapor de água, temperatura muito baixa e a presença de partículas de poeira nas quais se condensa vapor de água que depois se transforma em cristais de gelo



Recomendadas para você