Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Ficção virando realidade? Cientistas acham 'super-Terra' prevista em famosa série

Os cientistas acabaram de achar uma "super-Terra" extremamente peculiar, localizada a pouca distância do nosso planeta e parecida por sua imagem e posição com o conhecido planeta Vulcano, pátria da personagem Spock da série Star Trek.

Jornal do Brasil

Gregory Henry, um dos autores da pesquisa publicada na revista MNRAS e astrônomo da Universidade do Tennessee, em Nashville, conta:

"Os fãs da Star Trek conhecem bem esse sistema estelar — é exatamente aqui, segundo indicam vários mapas e o próprio criador da série, Gene Roddenberry, que deve estar localizado o planeta Vulcano. Ele, tanto na série quanto na realidade, circula em torno da estrela principal deste sistema triplo."

Macaque in the trees
Planetas (Foto: Pixabay)

Ao longo dos últimos anos, sublinham os pesquisadores, a sonda Kepler e uma série de observatórios terrestres descobriram milhares de planetas fora do Sistema Solar. A maior parte deles se verificou serem "Júpiteres quentes", grandes gigantes gasosos, ou "super-Terras", que são planetas rochosos cuja massa é 1,8-3 vezes maior que a da Terra.

Entretanto, os cientistas conseguiram detectar várias dezenas de planetas potencialmente habitáveis, muitos dos quais se parecem muito com diferentes corpos celestes dos livros, filmes e séries de ficção científica. Por exemplo, hoje em dia os cientistas conhecem cerca de uma dúzia de análogos de Tatooine, do filme "Guerra nas Estrelas", isto é, planetas que circulam em torno de várias estrelas ao mesmo tempo.

Agora, Henry e seus colegas encontraram também a potencial pátria do senhor Spock ao analisar os dados recolhidos no âmbito do projeto Dharma Planet Survey, que monitora as estrelas próximas à Terra.

Já por vários anos que os membros desse projeto têm tentado encontrar vestígios de exoplanetas. Foi apenas agora que eles conseguiram descobrir o primeiro planeta ao observar 40 Eridani, um dos sistemas estelares triplos mais próximos do Sol e da Terra. Esta "família" estelar consiste de uma estrela análoga ao Sol e duas anãs, uma branca e uma vermelha, que orbitam em torno do corpo celeste maior.

Três anos atrás, os cientistas repararam em mudanças peculiares no espectro desta estrela que não estavam relacionadas com a sua interação gravitacional com as anãs. Isto fê-los pensar que perto da "prima do Sol" pudesse estar escondido um planeta.

As hipóteses dos cientistas acabaram sendo verdade, pois novas observações mostraram um planeta 8 vezes mais pesado que a Terra circulando em torno da 40 Eridani A.

De acordo com Henry e seus colegas, as temperaturas nesse planeta devem ser bastante altas, mas aptas para a vida, o que o torna semelhante a Vulcano — a mítica pátria de Spock, localizada no mesmo sistema estelar. Além disso, os pesquisadores acreditam que o "Vulcano" real tem elevadas probabilidades de albergar vida alienígena na sua superfície, pois sua estrela é muito parecida com o Sol em muitas caraterísticas.



Tags: Cientistas

Recomendadas para você