Estudo: 40% de todos os cânceres podem ser causados por vírus

Novas pesquisas indicam que até 40% de todos os tipos de câncer podem ser causados por vírus, inclusive tumores cerebrais e leucemia. Se os estudos estão corretos, se abrem mais possibilidades na busca por vacinas contra o câncer associado a vírus. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Já se sabe há décadas que alguns tipos de câncer estão relacionados a vírus, mas acreditava-se que eram apenas entre 10 e 20% dos casos. As evidências mais bem documentadas se referem a hepatite B - que pode causar câncer de fígado - e o HPV, que pode causar câncer cervical.

Na semana passada, cientistas do instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que o tipo mais comum de tumor cerebral em crianças é causado por um vírus. O estudo segue uma descoberta de dois anos atrás sobre o carcinoma, que pode ser causado pelo poliomavírus. Alguns grupos de pesquisadores também acreditam que o câncer de próstata pode estar relacionado a vírus.

O professor Alan Rickinson, da universidade de Birmingham, na Inglaterra, disse que se for possível desenvolver vacinas ou terapias contra estes vírus, se previne, consequentemente, o câncer, Entretanto, ele alerta que estas pesquisas ainda podem levar anos para alcançar resultados.