ASSINE
search button

Encontro na Cepal vai debater preparativos para Rio + 20

Compartilhar

Vários países da América Latina e do Caribe vão participar de mais uma rodada das discussões que antecipam a Conferência Rio+20, marcada para junho próximo no Rio de Janeiro.

O encontro sobre Desenvolvimento Sustentável começa nesta quarta e vai até sexta-feira na sede da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, Cepal, em Santiago do Chile.

Progressos e Deficiências

O debate tem início com uma sessão plenária aberta ao público, reunindo representantes de todos os países da região, além de organizações internacionais.

Os participantes irão examinar os progressos e as deficiências no cumprimento das metas propostas durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, e o encontro de cúpula Rio + 10, em 2002, em Johanesburgo.

A abertura do encontro, em Santiago, deverá contar com a participação de autoridades como a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, e do diretor-geral eleito para Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, o brasileiro José Graziano.

Documento

Durante o encontro será apresentado um documento detalhando a situação dos países da América Latina e do Caribe com relação às políticas de sustentabilidade.

O material é resultado do trabalho de 19 agências das Nações Unidas. Ele examina o atual cenário e apresenta estratégias para os países da região progredirem nas ações de desenvolvimento sustentável.

A expectativa é que no final do encontro os representantes dos países participantes assinem uma declaração conjunta que será levada à Conferência Rio+20, no ano que vem.