Melhores fotos astronômicas concorrem a prêmio britânico

Organizado pelo Observatório Real, na Inglaterra, o prêmio do melhor fotógrafo em astronomia recebeu a inscrição de mais de 700 imagens de fotógrafos amadores e profissionais ao redor do mundo. De meteoros atravessando o céu noturno a galáxias distantes, da aurora boreal a nebulosas, a terceira edição do concurso anual reúne registros de fenômenos espaciais próximos à Terra e no espaço profundo. Veja na galeria algumas das imagens concorrentes.

A decisão final dos juízes será anunciada no dia 8 de setembro e todas as fotografias premiadas serão exibidas no observatório. As inscrições foram realizadas pela internet e a cerimônia de premiação poderá ser acompanhada em tempo real pelo twitter (no perfil #Astrophoto11).

O concurso se divide em cinco categorias: o prêmio geral, que pagará 1,5 mil libras (quase R$ 4 mil); Terra e Espaço, para imagens que além de um tema espacial incluem pessoas ou paisagens terrestres; Nosso Sistema Solar, que paga até 500 libras; Espaço Profundo, para imagens de tudo que está além do Sistema Solar; e uma categoria apenas para jovens com até 16 anos. Os jurados ainda entregarão três prêmios especiais, de Pessoas e Espaço, Melhor Estreante e Imagem de Telescópio. Entre os dez jurados, estão astrônomos, jornalistas, fotógrafos, artistas e apresentadores de televisão.