ASSINE
search button

Into e UFRJ buscam voluntários com osteoporose para participar de pesquisa

Compartilhar

Ainda dá tempo para os pacientes com osteoporose do Grande Rio se candidatarem como voluntários para realização da pesquisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para se inscrever, o paciente, homem ou mulher, deve ter osteoporose diagnosticada por um médico e ter mais de 60 anos. O estudo vai comparar a eficácia de quatro medicamentos que já são utilizados para o tratamento da doença.

De acordo com a pesquisadora Maria Eugenia Duarte, o projeto terá uma utilidade prática muito grande, pois indicará qual o medicamento mais adequado para cada paciente que sofre de osteoporose, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os resultados desta pesquisa permitirão analisar, através de comparações, a eficácia do tratamento com diferentes medicações. Ao final de um ano, esperamos poder subsidiar o Ministério da Saúde na definição de uma política pública sobre o tema”, explica. Os pacientes que ingressarem na pesquisa serão submetidos periodicamente, a exames de imagem (radiografia, densitometria e tomografia óssea) e de sangue.

O estudo é financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT).