ASSINE
search button

Primeira foto colorida completa 150 anos

Compartilhar

 

A simples imagem de uma fita de tecido escocês pode não chamar muita atenção, mas ela causou um enorme impacto. Foi o momento crucial do desenvolvimento da fotografia colorida e é a base da tecnologia atual que utilizamos hoje nas nossas câmeras.

A foto foi vista pela primeira vez na King's College, em Londres, durante uma aula sobre a teoria da cor ditada pelo físico escocês James Clerk Maxwell, no dia 17 de maio de 1861.

Com os 150 anos, hoje a mesma faculdade comemora com aulas dedicadas aos conhecimentos científicos de Maxwell.

Essa primeira foto com cor permanente, batida por Thomas Sutton, um colaborador do físico, é feita de três fotos em preto e branco. Cada uma das fotos foi tirada por meio de um filtro de cor vermelho, verde e azul, respectivamente.

Técnica que continua 
Este era basicamente o processo que, até relativamente pouco tempo, as agências de notícias usavam para transmitir pelo cabos das fotografias de diferentes partes do mundo.

O sistema foi baseado na descoberta de Clerk Maxwell, que distinguia as cores magenta, ciano e amarelho. As mais recentes câmeras digitais usam método de separação para capturar a luz.

A transmissão de fotos por cabos foi até os anos 80. Levou um tempo para que a transmissão totalmente colorida fosse de uso geral mesmo após o envio eletrônico substituir os cabos.

A técnica se pode ver muito claramente no trabalho de outro pioneiro da fotografia colorida, o russo Sergei Prokudin-Gorsky, em fotos tiradas há extamente 100 anos. Ele havia sido escolhido pelos czares para registrar imagens dos lugares, das pessoas e dos costumes.