ASSINE
search button

Israel inaugura a maior usina de dessalinização do mundo

Compartilhar

JERUSALÉM - Israel acaba de inaugurar sua terceira usina de dessalinização na cidade de Hadera (entre Tel Aviv e Haifa). A usina captura água do Mar Mediterrâneo e a torna potável. A produção estimada é de 127 milhões de m³ de água por ano, o suficiente para abastecer um sexto da população israelense.

Esta é a maior usina de dessalinização por osmose reversa do mundo. Foi criada pela IDE Technologies, companhia israelense que já construiu duas usinas de dessalinização de água no país junto com a companhia Housing and Construction Group, do grupo Arison. O investimento foi de quase US$ 500 milhões.

- O sucesso do conceito de uma megausina de dessalinização possibilitará uma era de água abundante e acessível para o mundo, que vem enfrentando problemas de falta de água - disse Avshalom Felber, CEO da IDE Technologies.

O governo israelense planejou a criação de mais essa usina para atender à demanda gerada pelo crescimento populacional, já que o estoque tradicional de água depende quase que exclusivamente das chuvas de inverno. Segundo a IDE Technologies, a água custará pouco mais de US$ 0,50 por m³, como prevê o contrato de 25 anos firmado com o governo.

A primeira usina de dessalinização de Israel foi construída em 2005 na costa de Ashkelon. Existe outra situada em Palmahim, ao sul de Tel Aviv; e mais duas usinas já estão sendo construídas, em Ashhdod e Soreq.

Segundo Shmulik Shai, gerente geral da usina de dessalinização de Hadera, nos últimos cinco anos Israel vem enfrentando uma grave escassez nas suas três principais fontes de água: o mar da Galiléia, seu aquífero da montanha e seus aquíferos costeiros. Para ele, o país já está em situação de risco e as conseqüências poderão ser cada vez mais graves.

A usina de dessalinização de Hadera irá fornecer boa parte dos 750 milhões de m³ de água que os israelenses necessitam para uso pessoal.