Smartphone da Nokia com Windows Phone sairá ainda este ano

MADRI - A Nokia anunciou que um novo smartphone dotado de Windows Phone 7 será lançado ainda este ano. Foi o que disse o canadenese Stephen Elop, CEO da empresa, pouco antes do início do Mobile World Congress, em Barcelona. Além do anúncio, a coletiva de imprensa serviu para que o executivo defendesse o acordo entre Nokia e Microsoft. Elop e Steve Ballmer, CEO da Microsoft, descreveram o pacto selado na sexta-feira em Londres como um esforço para criar um potente ecossistema no mercado de smartphones que concorra de igual para igual com a Apple e com o Android, sistema operacional do Google. As informações são do jornal espanhol El País.

O CEO da Nokia e seus diretores defendem que a aliança trará grandes vantagens tanto para a Nokia como para a Microsoft. "Se estivéssemos escolhido o Android, só haveria dois ecossistemas, Apple e Android. Aliando-nos à Microsft e ao Windows Phone criamos uma terceira grande plataforma", disse ele na conferência também disponível em vídeos do YouTube no site https://conversations.nokia.com/.

Quanto às demissões que podem ocorrer, Elop disse que é algo que terá que ser visto no decorrer do processo, sem dizer concretamente como a aliança pode afetar os funcionários.

O CEO da Nokia também teve tempo de falar do MeeGo, sistema próprio que a Nokia vinha desenvolvendo e que foi dado como morto depois do anúncio da parceria com a Microsoft. Entretanto, Elop disse que se reuniu com os executivos da Intel na semana passada e que o novo smartphone com MeeGo também sairá este ano. Quanto aos aplicativos e como pretendem competir com a Apple e o Android, o CEO da Nokia disse que a companhia seguirá apoiando os desenvolvedores do Symbian e que os ajudará a começar a desenvolver aplicativos para o Windows Phones.