ASSINE
search button

China tem novo caso de leite contaminado com melamina

Compartilhar

PEQUIM - As autoridades do centro da China procuravam nesta segunda-feira lotes de bebidas à base de leite contaminadas com melamina, uma substância que provocou vários escândalos recentemente no país, informou a imprensa oficial.

Os produtos procurados são bebidas lácteas aromatizadas distribuídas em várias lojas da cidade de Xiangfan, província de Hubei, segundo o jornal China Daily.

Análises revelaram que os produtos têm alto índice de melamina, o que aponta para um problema na linha de produção. A empresa responsável pelos lotes pode ter comprado, com conhecimento de causa, leite em pó contaminado com melamina.

A substância química tóxica utilizada na indústria simula um ganho de proteínas e permite misturar o leite com água, aumentando o lucro.

O que é melamina?

Trata-se de uma substância química utilizada na fabricação de plásticos, adesivos e resinas sintéticas. Destaca-se a semelhança com a palavra melanina, mas essa está presente em nosso organismo, tendo como função à pigmentação da pele, olhos e cabelos.

Quais são os efeitos sobre a saúde do consumo de melamina por humanos?

Embora não existam estudos sobre o efeito de melamina em humanos, dados de estudos em animais podem ser utilizados para estimar efeitos adversos para a saúde. A melamina causa cálculos vesicais em ensaios com animais. Quando combinada com ácido cianúrico, que também podem estar presentes na melamina em pó, a melamina pode formar cristais que podem dar origem a pedras nos rins.

Estes pequenos cristais também podem bloquear os pequenos tubos no rim potencialmente parando a produção de urina, provocando insuficiência renal e em alguns casos, morte. A melamina também mostrou ter efeitos carcinogênicos nos animais, em determinadas circunstâncias, mas não há provas suficientes para formar um juízo sobre risco carcinogênico no ser humano.

Quais são os sintomas e sinais de intoxicação por melamina?

Irritabilidade, sangue na urina, pouca ou nenhuma urina, sinais de infecção renal, pressão arterial alta.

Com informações do Ministério da Saúde